Prorrogada exposição: “Ciclo Junino: Tradição e Música”
Entretenimento 17/07/2015 15h26Segue até o mês de agosto a exposição “Ciclo Junino: Tradição e Música”, promovida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). Com mais de 1.500 visitas, a exposição é considerada um sucesso de público e crítica. Composta por elementos como madeiras, esteiras, comidas típicas, componentes da crendice popular e instrumentos musicais, a exposição oportuniza a turistas e aracajuanos o conhecimento sobre a cultura do ciclo junino.
De acordo com Gustavo Aguiar, assessor especial da Funcaju, devido a grande procura a mostra será prorrogada até o mês que vem. “Nós decidimos manter a mostra até o mês de agosto, por conta da realização de VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore, onde será abordado o tema ciclo junino e as suas manifestações folclóricas. Além do sucesso da visitação, os turistas que vivenciaram nossa cultural através das festas estão entendendo um pouco mais sobre os nossos costumes através da exposição”, disse.
A Funcaju, tem como compromisso primordial a promoção e o incentivo à cultura popular. A instituição proporciona à população, através das suas sete unidades, um contato direto com a arte, a boa leitura e a cultura sergipana. Promovendo também, por meio de grandes parcerias, o contato com outras culturas a exemplo do intercâmbio com a cidade de Fafe, em Portugal, com a apresentação de duas peças teatrais e do próprio seminário nacional sobre folclore que será sediado em Aracaju.
Diante disso a exposição foi pensada para mostrar qual a origem do ciclo junino, de onde veio esse costume, como entrou em nossas vidas e qual a importância. A exposição segue até o dia 31 de julho, das 9h às 17h, na sala Museu Cidade de Aracaju Prefeito Viana de Assis, Centro Cultural de Aracaju.
VII Seminário Nacional de Ações Integradas em Folclore
Promovido pela Comissão Nacional de Folclore, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, o evento será realizado entre os dias 29 e 31 de julho, nos turnos manhã e tarde, no Centro Cultural de Aracaju, unidade da Funcaju com entrada gratuita.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil