Projeto Livros nas Praças chega a Aracaju
Ônibus-biblioteca oferta inclusive literatura em braille Entretenimento 14/09/2015 17h02Um ônibus transformado em biblioteca está em Aracaju. Em comemoração aos seus 45 anos, a Estácio trouxe para a capital de Sergipe o projeto Livros nas Praças, que promove o acesso à cultura e à informação para a população de Aracaju pelas próximas duas semanas. Até o próximo dia 25, a biblioteca sobre rodas vai estar na Praça Eronildes de Carvalho, no bairro Salgado Filho, com empréstimo gratuito de livros das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. O projeto é patrocinado pela Estácio por meio de lei de incentivo federal.
Para Claudia Andrade, coordenadora da empresa Korporativa Marketing Cultural, o objetivo do Livros nas Praças, que nasceu no Rio de Janeiro há quatro anos, é incentivar o hábito da leitura através do acesso aos livros. “Queríamos levar leitura para os locais onde não existem bibliotecas. Não ter uma biblioteca com diversidade de títulos e a possibilidade de empréstimo é uma barreira hoje em dia. A itinerância do Livros nas Praças quer justamente quebrar essa barreira. Com o ônibus, conseguimos adaptar o espaço à nossa necessidade. Os visitantes podem ler dentro do ônibus, que foi completamente adaptado para o projeto e possui acessibilidade para pessoas com deficiência”.
Para auxiliar os leitores, o espaço conta com a presença de três profissionais: dois monitores literários e uma coordenadora, todos formados na área de literatura. São esperadas em torno de 250 pessoas por dia. Somente ontem, 165 estudantes e pessoas da comunidade visitaram a biblioteca.
O acervo conta com dois mil títulos, entre livros infantis, juvenis e adultos. Cerca de 70% do acervo são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Pedro Bandeira e Monteiro Lobato. Além disso, há 60 livros infantis em braille, alguns com ilustração e áudios, 30 em braille para adultos e ainda 50 livros em homenagem às culturas afro-brasileira e indígena.
Segundo Paulo Rafael Nascimento, diretor da Faculdade Estácio de Sergipe, o acesso aos livros pode mudar o futuro de um país. “A missão da Estácio é educar para transformar. E a leitura é um dos melhores hábitos que crianças e jovens deste país devem adotar para se tornarem cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel na sociedade. Neste sentido, a vinda do projeto Livro nas Praças, como parte das comemorações pelos 45 anos da Estácio, é muito bem-vinda”, disse.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro e pelo IBOPE, com foco em medir intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, 18% dos brasileiros não têm acesso a bibliotecas e 75% afirmam não ter o hábito de frequentá-las.
Aracaju é a segunda cidade do Nordeste a receber o ônibus-biblioteca da Estácio. Em Salvador, primeira parada do ônibus, mais de mil e quinhentas pessoas, entre crianças, jovens e adultos, puderam aproveitar a estrutura da biblioteca e interagir ainda mais com o mundo dos livros. O ônibus termina o tour pelo Nordeste em Maceió, onde fica de 28 de setembro a 9 de outubro.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil