Peça “Ecologia é Papo Cabeça” estreia neste domingo
Entretenimento 30/05/2015 23h17Da Redação
Neste domingo, às 17h, o palco do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), vai receber a estreia da peça “Ecologia é Papo Cabeça”, uma proposta de educação ambiental lúdica, ao mesclar teatro e música no propósito de conscientizar pessoas de todas as idades quanto à importância de proteger os recursos naturais.
O texto é de autoria do ator Antônio Leite, com direção de Jorge Lins, coreografias de Paulo Sérgio e músicas do compositor Xambu, interpretadas por grandes nomes da música sergipana, como Chiko Queiroga e Antonio Rogério; o saudoso Irmão em parceria com Tonho Baixinho; Soyan, Mingo Santana, Henrique Teles, NauRêa, Grupo Vocal 5 e Ana Cláudia.
A peça é ambientada em uma estrada vicinal às margens de uma floresta de Mata Atlântica sob ameaça – inspirada na situação da Mata do Junco, na cidade de Capela. Tudo acontece quando Pietro (Rodolfo Lisboa), um estudante de biologia, acompanhado de Leticia (Rebeca Dalet), estudante de psicologia, viajam para o interior com destino a uma reserva ambiental. O carro do casal quebra na estrada, onde encontra Fernando (Mamute Teixeira), uma figura nativa, dono de uma pequena venda de beira de estrada, além de Julia (Jamily Souza), uma jornalista que está realizando uma matéria sobre a degradação daquela mata. É a partir da discussão desses quatro personagens que a história busca tratar da importância da preservação ambiental.
De acordo com Jorge Lins, diretor do espetáculo, o projeto é um grande manifesto em defesa da natureza.
O ingresso é dois quilos de alimentos não perecíveis.
O TEATRO VAI À ESCOLA
Segundo Antonio Leite, a intenção é levar esse trabalho para o maior número possível de escolas públicas e particulares, não somente o espetáculo em si, mas o debate no final de cada apresentação e plantar árvores na escola e adjacências. A proposta é despertar a atenção do público para a questão ambiental, evidenciando a importância do comportamento de cada indivíduo em relação à natureza.
“A ideia é levar a mensagem para um público de crianças e adolescentes, com todas as discussões pertinentes à defesa do meio ambiente e dos princípios ecológicos”, reforça Antonio Leite.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil