ONG realiza passeio ciclístico para homenagear Aracaju
Pedal Cultural irá falar da história e arquitetura da capital sergipana Entretenimento 14/03/2014 08h03Por Aline Aragão
Um passeio pelo patrimônio histórico e cultural no centro de Aracaju, conhecendo de perto seus casarões, praças e monumentos, é o que propõe a ONG Associação Ciclo Urbano, com o 4º Pedal Cultural - passeio ciclístico que será realizado na próxima segunda-feira (17), em comemoração aos 159 anos da capital sergipana.
Segundo um dos fundadores da ONG, o pesquisador Waldson Costa, o objetivo é conhecer a história da cidade por uma nova perspectiva, que só a bicicleta permite. "Tem muita gente que anda por aí, mas não conhece a cidade, nem sua história. A nossa proposta é aguçar o olhar dos participantes sobre a história e a arquitetura de Aracaju", disse.
A concentração será às 15h no mirante da 13 de julho, com saída às 15h30 em direção ao centro da cidade. A primeira parada será no mercado municipal, ponto turístico que reúne diferentes estilos arquitetônicos. Em seguida, a turma do pedal segue para as ruas do centro, visitando prédios públicos como o Palácio Museu Olímpio Campos e Assembleia Legislativa.
"Em cada ponto de parada vamos contar um pouco da história do lugar, como era antes e como é hoje; vamos falar também das pessoas que fizeram história, e discutir como a arquitetura influência na economia do estado", explica Waldson, que também é professor e irá orientar o passeio.
O passeio ciclístico contará também com uma bicicleta sonorizada que irá tocar, durante todo percurso, músicas de artistas sergipanos. Para participar basta comparecer com sua bicicleta no dia e hora marcados.
Foto: Arquivo Ciclo Urbano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto