No feriado, a pedida é sair de casa e explorar Aracaju
Entretenimento 07/07/2014 21h15Por Tíffany Tavares
Nesta terça-feira, 08 de julho, o Estado de Sergipe comemora sua emancipação política e o feriado revela uma oportunidade ímpar de passar um tempo de qualidade com a família, conhecendo ou relembrando alguns espaços imperdíveis da capital sergipana, Aracaju. Vamos ao tour?
Mercados Centrais
Que tal visitar o Centro Histórico de Aracaju neste feriado de terça-feira? Nos mercados centrais, a parada é obrigatória. Lá a pedida é degustar castanhas de caju, queijo de coalho e requeijão, doces caseiros e deliciosas frutas tropicais. O visitante ou até mesmo sergipano não pode deixar de ir até a Banca de Cordel, o talento dos repentistas e a variedade do artesanato sergipano, que retratam a cultura popular local.
Mas para passear com a família nos mercados centrais Thales Ferraz, Albano Franco e Antônio Franco, no feriado, é preciso ficar atento: eles ficam abertos apenas até às 14h.
Museu da Gente Sergipana (Foto 01)
Um outro passeio de importância cultural é a ida ao Museu da Gente Sergipana, que abre as portas para os sergipanos e turistas até às 13h. Lá você pode encontrar brincadeiras que remetem à infância, como amarelinha e memória, jogos interativos com a culinária, agricultura e pecuária e trajes sergipanos. O destaque vai para o “Carrossel de Tobias”Praias
Que tal pegar uma corzinha? Aracaju possui aproximadamente 35 quilômetros de litoral, com areias planas e firmes, perfeitas para caminhadas; águas mornas e rasas, ótimas para o banho; além de bares e restaurantes estruturados. Destacam-se as praias de Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. Vai ficar de fora?
Orla do Bairro Industrial
Às margens do rio Sergipe, no norte da capital sergipana, a orla do Bairro Industrial é um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Está equipada com ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, que oferecem excelentes pratos da culinária sergipana, como a moqueca de peixe e de camarão. Fuja da cozinha neste feriado!
Orla de Atalaia
Com seis quilômetros de extensão, a Orla de Atalaia é um dos principais cartões-postais de Aracaju. Que tal dar uma caminhada com a família no local? À noite bares e restaurantes aguardam você, sua família e amigos para “aquela” diversão.
Oceanário de Aracaju
Instalado na orla de Atalaia e em forma de tartaruga, o Oceanário abriga 20 aquários que mostram a diversidade da flora e fauna marítima e fluvial de Sergipe. Várias espécies de peixes, tartarugas e outros animais marinhos atraem crianças e adultos. Os visitantes são monitorados por biólogos do Projeto Tamar, que administram a unidade. Um dos destaques desse atrativo turístico é o tanque oceânico com 150 mil litros de água, que reproduz o ambiente do fundo do mar no litoral sergipano. Arraias, meros e tubarões-lixa podem ser vistos bem de perto. Uma câmara submarina instalada na plataforma Camurim-09 da Petrobras permite observar as águas do Atlântico em tempo real. O Oceanário de Aracaju é o primeiro do Nordeste e o quinto do país, ocupando 1.100 m2 de área construída.
Orla Pôr do Sol
Localizada no bairro Mosqueiro, região sul de Aracaju, a Orla Pôr do Sol é um dos pontos mais belos e encantadores da cidade. O local promove divinamente o turismo local, além de encantar os sergipanos. Andar de patins, correr e degustar uma boa moqueca e o principal: apreciar um indescritível por do sol. Vale a visita.
Ponte Aracaju Barra
Outro ponto a se visitar é a Ponte Construtor João Alves(Foto 03) que liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros e à noite fica mais bela com uma iluminação ornamental que enche os olhos de qualquer turista ou sergipano.A ilha de Santa Luzia, onde fica a Barra dos Coqueiros tem belos coqueirais, canoas de pescadores com suas velas coloridas ao vento, as águas do rio Sergipe, além da brisa que sopra refrescando o cotidiano de sergipanos e visitantes.
Colina do Santo Antônio
Vale uma visita ao local onde Aracaju nasceu, no local, não apenas por ser o marco zero da capital sergipana, mas por lá ser uma das mais belas vistas, quando o Rio Sergipe se encontra com o Oceano Atlântico, além da visão panorâmica da Ilha de Santa Luzia.
De lá do alto é possível ver a cidade de uma perspectiva privilegiada e observar as vias e quarteirões ordenados em formato de tabuleiro, conforme idealizado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, que coordenou o planejamento da fundação da cidade. As casas da Colina do Santo Antônio ainda conservam suas características e tipologias arquitetônicas.Shoppings
Riomar
Mesmo com o feriado, na capital não faltarão opções de lazer e diversão. As lojas do Shopping Riomar estarão fechadas, mas a praça de alimentação e o restaurante Ferreiro abrirão às 12h e fecharão às 22h. O Cinemark seguirá o horário estabelecido pela rede. Vale pegar um cineminha com o amado ou amada.
Jardins
O Shopping Jardins também fechará suas lojas no feriado, mas a praça de alimentação, os restaurantes e o Sweet Play abrirão às 12h e fecharão às 22h. O Cinemark e o GBarbosa seguirão os horários de suas respectivas redes. O shopping destaca que a praça de alimentação, restaurantes, Cinemark e Sweet Play estarão abertos, mas fecharão meia hora antes do início do jogo das 17h desta terça-feira, 08, do Brasil contra a Alemanha, e reabrirão meia hora após o final da partida.
Prêmio
O shopping Prêmio funciona normalmente nessa terça-feira, 08.
Supermercados
Já os supermercados das redes Bompreço, Extra e GBarbosa não funcionarão em Sergipe neste feriado estadual em homenagem à emancipação política de Sergipe.
Sugestões
Uma bela caminhada nas areias planas da praia, com um refrescante mergulho nas águas mornas do Atlântico e uma saborosa água de coco tornam o seu dia bem melhor.
Deu água na boca? Então que tal mudar os sabores de casa neste feriado de Emancipação Política de Sergipe? Prove a genuina culinária sergipana: caranguejo, siri, ostras, moquecas, peixe frito, pastel, batida de coco, cocada e outras delícias. Degustar um gostoso beiju de tapioca ou sorvete com uma turma de amigos ou a família cai bem a qualquer momento do dia.Que tal uma parada no Mirante do Bairro 13 de Julho para ver o encontro do rio Sergipe com o mar e o extenso manguezal povoado por elegantes garças brancas? É só subir os mais de 100 degraus, que vale a pena.
Outra opção é passear com a família e amigos no Parque Augusto Franco (Sementeira). Lá o visitante encontra o ambiente de calma para uma boa conversa, caminhada, corrida ou pedalada. O Parque dos Cajueiros, com grande área verde, quadras, também cai muito bem se você quer relaxar com a família.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto