Museu da Gente Sergipana será palco para o projeto Música no Museu
Entretenimento 16/03/2015 09h38No dia 18 de março, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda será palco para a maior série de música clássica do Brasil na atualidade. Trata-se do projeto Música no Museu, que estará em turnê pelo norte e nordeste brasileiro e após dois anos retorna a Sergipe com o programa ‘Os Imortais da Música Brasileira’ em homenagem aos 160 anos de Aracaju. A apresentação, realizada com o apoio do Instituto Banese e do Museu da Gente, acontecerá no auditório do museu, a partir das 19h, numa exaltação à obra da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga.
O repertório é composto inteiramente por músicas da artista será interpretado pelo Duo formado pela pianista Maria Luisa Lundberg, que representa Chiquinha, e pela soprano Neti Szpilman. Durante a apresentação musical, o Duo faz uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia, revivendo as ousadias e vitórias da grande musicista. Sempre a frente do seu tempo, Chiquinha Gonzaga era uma mulher de muito talento e que sempre lutou por seus ideais. Nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1947 e é responsável por cerca de 2000 composições musicais. No repertório a ser apresentado no Museu, estão o hino carnavalesco Abre-Alas, Valsa do Amor, Água da Fonte do Vintém, Mulatinha, dentre outras.
O projeto Música no Museu, iniciado no ano de 1997, tem o patrocínio dos Correios e foi reconhecido pelo RankBrasil como a maior série de música clássica do Brasil. Todos os concertos do projeto são gratuitos, englobando diversos gêneros musicais, contemplando desde a Música Antiga até a Contemporânea, com uma variação enorme de intérpretes e seus respectivos instrumentos, trazendo ainda um caráter didático de formação de plateia. A outra peculiaridade é a valorização de compositores brasileiros contemporâneos, além de nomes internacionais e nacionais já consagrados.
Desde 2004 acontece a vertente internacional, chamada de Música no Museu Internacional. Países como Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Portugal, Austrália, entre outros, já receberam o projeto. Será, portanto, uma oportunidade única de assistir um espetáculo musical desse nível. A apresentação no Museu da Gente Sergipana é aberta ao público e a entrada é gratuita. O museu está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.
Duo Piano-Canto
A Soprano Neti Szpilman iniciou sua carreira cantando em musicais como West Side Story, possui vasta experiência camerística e dedica-se, principalmente, ao canto lírico. Szpilman tem em seu currículo apresentações em vários países, a exemplo de Israel e da Alemanha, e participações como solista em grandes produções, a exemplo de As Bodas de Fígaro, O Condor, Viúva Alegre e La Traviata.
Com um histórico musical também muito rico, a bacharel em piano Maria Luiza Lundberg tem na sua carreira profissional trabalhos em diversas produções como Carmina Burana, de Carl Orff, no qual foi pianista solista sob direção de Ueslei Banus. Foi diretora artística e pianista da obra Domitila de João Guilherme Ripper, trabalho esse que recebeu críticas prósperas. Além disso, Lundberg venceu importantes concursos e recebeu prêmios, a exemplo do de melhor interpretação de música do século XX, com a sonata para flauta e piano de Prokofieff.
Fonte: ASN
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto