Museu da Gente realiza programação especial na 9ª Primavera dos Museus
Entretenimento 21/09/2015 10h12O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda realizará de 22 a 27 de setembro a 9ª Primavera dos Museus. Através de uma programação especial voltada para o tema ‘Museus e Memórias Indígenas’, o local promoverá uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos povos indígenas, importantes ícones na construção da identidade nacional e um dos maiores patrimônios existentes no Brasil. A Primavera dos Museus é um evento coordenado pelo Instituto Brasileiros de Museus (IBRAM) e desde 2007 acontece em instituições museais de todo o Brasil.
No Museu da Gente Sergipana haverá exibição e roda de conversa sobre o filme ‘O Povo Xokó’, da produtora audiovisual Gabriela Caldas; apresentação teatral dos espetáculos ‘I-Juca Pirama’ e ‘Programa de Índio’ seguidas de rodas de conversa, com os alunos do curso de Teatro da UFS inseridos no programa PIBID, sob a orientação da professora Letícia Andrade; exposição ‘Herbário Xokó’, composta por plantas medicinais utilizadas pelo povo Xokó de Sergipe, com mediação dos educadores do museu; além da ação educativa ‘O que eu pesco com meu Jereré’, jogo educativo sobre a memória e a cultura Xokó, também realizada pelos educadores do Museu da Gente.
Toda a programação é gratuita e voltada para o público em geral. Para participar da ação educativa ‘O que eu pesco com meu Jereré’ e fazer visita mediada pela exposição ‘Herbário Xokó’ é necessário agendar a participação dos grupos através do telefone (79) 3218-1551. O Museu da Gente Sergipana está localizado na avenida Ivo do Prado, 398, Centro.
A Primavera dos Museus é realizada conjuntamente entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. A temporada de eventos acontecerá em 393 cidades brasileiras, incluindo seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, dentre outros. Este ano o tema escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura possibilita reflexões sobre os museus como espaços importantes para guardar e transmitir as histórias e memórias desses povos.
Confira a programação completa:
Dia 22/09 (Terça-feira) - 15h
ESPETÁCULO TEATRAL - "I-Juca Pirama", adaptação do poema épico de Gonçalves Dias, com alunos do curso de Teatro da UFS (PIBID/Cappes/MEC), sob orientação da Professora Leticia Andrade, seguida de roda de conversa.
Dia 23/09 (Quarta-feira) - 15h
EXIBIÇÃO DE FILME - "O Povo Xokó", documentário de Gabriela Caldas, seguido de roda de conversa com especialistas.
Dia 25/09 (Sexta-feira) - 15h
ESPETÁCULO TEATRAL - "Programa de Índio", apresentação de esquete criada por estudantes do curso de Teatro da UFS (PIBID/Cappes/MEC), sob orientação da Professora Leticia Andrade, seguida de roda de conversa.
De 22 a 27 - 10h e 15h (Nos dias 22 e 25 somente às 10h)
AÇÃO EDUCATIVA - "O que eu pesco com o meu jereré", jogo educativo sobre a memória e a cultura Xokó.
De 22 a 27/09 - das 10h às 15h
EXPOSIÇÃO ‘Herbário Xokó’, mostra de plantas medicinais utilizadas pelo povo Xokó de Sergipe.
Fonte: Agência Sergipe
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil