Mitidieri acompanha vistoria da estrutura do Verão Sergipe 2024 na Caueira
Planejamento de segurança e saúde e organização estrutural foram passados em vista Entretenimento | Por Agência Sergipe 12/01/2024 15h00Com tudo pronto para o início do Verão Sergipe 2024, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 12, a vistoria de toda a estrutura do evento na praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda.
Desta sexta até o domingo, 14, a Caueira sediará shows musicais e competições esportivas, em uma programação voltada à celebração da estação e ao fomento do turismo no interior. O governador Fábio Mitidieri acompanhou o trabalho, ressaltando a expectativa geral de sucesso no evento.
Durante a vistoria, foram observados desde aspectos estruturais, como as montagens de palco, camarote, som e iluminação, até elementos organizacionais, como a disposição das equipes de saúde e segurança.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a vistoria sela a preparação realizada há meses pelos diversos grupos de trabalho integrados na organização.
“O Verão Sergipe está começando com o pé direito na Caueira, que é uma praia belíssima. Teremos muito esporte pelo dia e muita cultura e arte pela noite, com shows de grandes artistas nacionais e sergipanos. Isso movimenta muito a nossa economia, já que o turismo é a indústria sem chaminé. Notamos o movimento dos comerciantes, agradecendo e preparando sua estrutura. A cidade respira o evento: é a pousada que enche, é a casa que aluga, é o restaurante, é a cabeleireira que vai arrumar quem está vindo. É o Verão Sergipe, resgatado depois de dez anos”, ressaltou.
O evento é fruto de um investimento de R$ 6 milhões, com mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, que deve impactar cerca de 200 mil pessoas em todos os municípios que o receberão.
Criado em 2007, durante a gestão do então governador Marcelo Déda, o evento teve sua última edição realizada em 2013. Agora, a programação é trazida de volta pela administração estadual, mantendo o perfil original.
Para o prefeito de Itaporanga d’Ajuda, Otávio Sobral, tudo indica que o Verão Sergipe irá superar as expectativas de público. “Quero agradecer à parceria que temos com o Governo do Estado. Isso só faz fomentar o turismo, tanto aqui quanto em outros municípios. Pela organização que vemos hoje, não tenho dúvidas de que o público irá se surpreender. Há três semanas que estamos aqui todos os dias para arrumar tudo e abrilhantar este fim de semana”, colocou.
Segurança
O planejamento da Polícia Militar para o Verão Sergipe, englobando os seis municípios-sede, foi iniciado há três meses. Estarão envolvidos os comandos do Policiamento Militar do Interior (CPMI), do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e do Policiamento Militar Especializado (CPME).
O efetivo se dividirá no policiamento a pé, motorizado e montado. Tropas especializadas também atuarão, a exemplo do Batalhão de Ações Táticas do Interior, Batalhão de Caatinga, Batalhão de Choque, Regimento de Polícia Montada e batalhões de áreas. BPTran, BPRv e Getam também farão parte das equipes.
“A Polícia Militar do Estado de Sergipe já elaborou seu planejamento operacional. Nós empregaremos, por dia de evento na Caueira, 130 policiais militares, que estarão devidamente orientados e prontos para garantir a segurança dos cidadãos sergipanos e turistas. Indicamos que a população venha com o espírito de aproveitar esse evento turístico e de diversão, e as forças policiais estarão a postos para garantir a segurança de todos”, garantiu o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro.
Quanto à atuação da Polícia Civil, ocorrerá em regime de plantões. “A Polícia Civil irá garantir o atendimento ao cidadão com o recebimento de todas as ocorrências da Polícia Militar ou outras funções de segurança no local. Vamos implementar plantões presenciais com equipes completas, incluindo delegados, escrivães e agentes de polícia durante todo o período, tanto na parte festiva, à noite, quanto pela manhã, nos eventos esportivos”, assegurou o coordenador das Delegacias do Interior, delegado Jonathas Evangelista.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) também estará presente para informar o público e intervir em eventurais ocorrências. Desde o início da organização, a Diretoria de Atividades Técnicas dos Bombeiros fez a análise de projetos para observar aspectos de prevenção contra incêndio e pânico. Nos dias de programação, 50 bombeiros atuarão no salvamento, no atendimento pré-hospitalar, no salvamento aquático e em diversas áreas. A atuação dos bombeiros empregará recursos como quadriciclos, UTVs e viaturas de combate a incêndio e salvamento. Além do reforço durante os shows e parte artística, a corporação também atuará durante a programação esportiva.
Saúde
A atuação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contará com as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), o trabalho preventivo da Vigilância Sanitária Estadual e ações educativas do programa IST/Aids com o ‘Camisildo’. Com o Samu 192, o evento contará com posto médico composto por um total de seis leitos, sendo cinco de observação e um de estabilização. Além disso, o serviço móvel envolverá cerca de 40 profissionais, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. A Unidade de Suporte Avançado (USA) e a viatura tipo A também estarão presentes.
A Vigilância Sanitária Estadual estará mobilizada e atuante para garantir a segurança alimentar no Verão Sergipe. O trabalho é preventivo e educativo, com a distribuição de folhetos informativos sobre o manuseio de alimentos. Durante a fiscalização, são verificados a higiene do ambiente, validade das matérias primas e acondicionamento dos produtos, para prevenir, por exemplo, casos de contaminação cruzada.
Com o tema ‘É verão. É folia. É curtição com cuidado!’, o programa IST/Aids da SES preparou ações educativas, como a disponibilização de preservativos femininos e masculinos e a presença do veículo ‘Camisildo’. O objetivo é conscientizar os foliões sobre a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Verão Sergipe
O fim de semana na Caueira é o primeiro entre os seis que estão na lista do Verão Sergipe 2024. Depois de passar por Itaporanga, o evento segue, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28, a festa acontece em Canindé do São Francisco. Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, e o Projeto Verão, em Aracaju, entre os dias 1º e 3 de março, completam o calendário.
A programação musical na praia da Caueira começa na sexta-feira, 12, às 20h, com Rock 79. Hungria (22h), Dilsinho (0h) e Seaway (2h) completam a grade da noite. No sábado, 13, às 18h, Os Faranis sobem ao palco. Chicabana (20h), Maneva (22h) e Ygor Raniere (0h) seguem a sequência.
Já a programação esportiva do sábado, 13, inclui surf, beach soccer feminino, beach hand masculino, beach tênis duplas mistas, vôlei de praia feminino, futevôlei masculino, beach basquete feminino, mesabol, frescobol e banho assistido. Em todas essas modalidades, o horário é de 8h às 16h. Na mesma data, o passeio ciclístico/paraciclismo e o triathlon têm saída às 7h.
Quanto às modalidades do domingo, 14, o horário das práticas e competições é das 8h às 15h, abrangendo surf, beach soccer masculino, beach hand feminino, beach tênis duplas mistas, vôlei de praia masculino, futevôlei feminino, beach basquete masculino, mesabol e frescobol. Também no domingo, haverá corrida das 7h às 9h, e ciclismo às 6h40.