Mirante: um marco para a cultura e turismo completa 17 anos
Entretenimento 15/09/2015 15h52Surpreendente é a palavra que resume Aracaju. Com a vista do Mirante da 13 de julho, unidade da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), a cidade revela inúmeras paisagens ao longo do dia. Em alguns pontos, mostra-se tranquila como as águas do Rio Sergipe e o manguezal. Em outros, o sossego dá lugar à recepção calorosa, com a urbanidade dos prédios, comércios e o Centro Histórico que vivem movimentados.
O Mirante foi inaugurado em 1998 e ao longo dos anos vivenciou algumas mudanças. Inicialmente funcionava apenas como ponto de informação e depois passou a receber diversas exposições artísticas. Desde o início desse ano, mais de três mil pessoas visitaram o local, que já se transformou em um dos principais pontos turísticos da cidade.
Elison Santos, guia turístico do local, fala que o grande trunfo do espaço está em transmitir a cultura, história e turismo de Sergipe. “O turista e a própria comunidade aprende muito sobre a geografia e a história do nosso Estado, além de conhecer sobre a cultura de Sergipe através das exposições”, diz.
Esse ano, o Mirante já recebeu exposições sobre os 160 anos de Aracaju, com toda a história desde a fundação da cidade, sobre São Cristovão, o patrimônio da humanidade, sobre as tradições juninas, as belezas sergipanas, sobre grafismos indígenas, a influência da Segunda Guerra Mundial em Sergipe, entre outras.
A baiana Liliana Oliveira, conta que mora há dois anos em Aracaju e aproveitou a visita dos familiares para ir novamente ao Mirante. “Eu já tinha vindo aqui, mas agora identifiquei mais lugares que da última vez, pois estou conhecendo melhor a cidade. As exposições só acrescentam, pois o espaço já era muito legal e tranquilizador, a vista é maravilhosa”, fala.
Além da vista espetacular do Rio Sergipe, do manguezal, do calçadão da 13 de Julho e do Centro Histórico, o Mirante conta com uma visita guiada com apresentações das exposições e um apanhado histórico onde o visitante pode conhecer um pouco sobre a história de Sergipe, através de uma belíssima maquete de todo o Estado.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil