Marinete do Forró completa 13 anos de tradição
Entretenimento 19/06/2013 19h47Por Sílvio Oliveira
Quando Robertinho dos Oito Baixos solta a voz ao soar da sanfona, do triângulo e da batida da zabumba, o espírito junino contagia turistas e sergipanos que percorrem os principais pontos turísticos de Aracaju, a bordo da tradicional Marinete do Forró. O ônibus estilizado do tipo jardineira circulará a partir desta quinta-feira (20) até o dia 30 de junho, a partir das 14h, sempre no início da orla da praia de Atalaia, sentido Passarela do Caranguejo, e faz um percurso de quatro horas, com direito a um guia de turismo.
A Marinete do Forró parte da Passarela do Caranguejo, com primeiro ponto de parada no Mirante da Praia 13 de Julho, passando pela avenida Ivo do Prado, praça Fausto Cardoso, avenidas Rio Branco e
Otoniel Dórea, com parada de 30 minutos nas praças dos mercados centrais de Aracaju.“É uma forma de conhecer os mercados, a nossa culinária, o artesanato, mantendo vivas as tradições, fortalecendo a cultura e levando para outros estados o que Aracaju tem de melhor”, afirmou Nitinho Vitalle, diretor da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (foto ao lado com a sanfona).
Para o diretor de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Diego da Costa (foto abaixo), a Marinete do Forró cria um clima junino profissional para o setor turístico. “Receptividade. A Marinete do Forró é uma forma de receber bem o turista”, ressalta.
Mais atrativos
Depois de passar pelos mercados centrais e conhecer um pouco do dia-a-dia dos sergipanos, a Marinete do Forró passa pela orla do bairro Industrial, com parada de dez minutos no Centro de Artesanato Chica Chaves. A segunda parada será na feira de artesanato da praça Faus
to Cardoso, e passagem pelo Centro de Turismo, Catedral Metropolitana e galeria Álvaro Santos, onde acontece a exposição “Coletiva Junina”.A Marinete do Forró entra na 13ª edição e já faz parte da programação oficial dos festejos juninos de Aracaju. O passe para o city tour é gratuito, mas é bom chegar cedo porque há uma grande procura pelo passeio e o ônibus só comporta 40 lugares.
Coletiva Junina
A exposição “Coletiva Junina”, que acontece no período de 20 de junho a 30 de junho, na galeria Álvaro Santos, parque Olímpio Campos, Centro de Aracaju, traz nomes como Zeus, Belém, Joel Dantas, Ismael Pereira, Ana Denise, Antônio Cruz, Tânia Aguiar, Hélio Leotério, Pinto Santeiro, entre outros.
O diretor da galeria, Luiz Adelmo, registra que a exposição completa 13 anos e já virou tradição do São João. “Talvez por ser a maior festa de Sergipe e a exposição ser focada para turistas, é importante que se tenha noç
ão das nossas artes”, disse.Fotos: Sílvio Oliveira
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins