M.A.D.O.N.A.: Personagem do Centro de Aracaju é tema de curta metragem
Película revelará história de amor entre Madona e a prostituta Folosa Entretenimento 10/01/2014 09h52A obra de ficção inspirada em Amós Lima Chagas, conhecido popularmente como ‘Madona’, deu margem para um curta metragem dirigido por André Aragão O curta é realizado através do Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais e de Curta Metragens, lançado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com ideia de levar ao público a ficção que em muito se aproxima da realidade sergipana. As gravações se iniciam na próxima semana.
‘M.A.D.O.N.A.’ está entre os cinco curtas contemplados nesta edição do Edital e pretende revelar a história de amor vivida entre um homossexual (Madona) e uma prostituta (Folosa). De acordo com Aragão, os profissionais engajados no projeto já estão realizando a pré-produção da obra, com testes fotográficos, preparação de cenários, entre outras providências.
“Grande parte das gravações será realizada no Centro de Aracaju, onde na madrugada de 19 de outubro de 2012, Amós Lima foi assassinado a golpes de paralelepípedo. Fato que torna a produção audiovisual um objeto destinado à conscientização da sociedade sergipana diante do atual quadro de violência contra homossexuais”, explicou o diretor.Longe de ser um fato isolado, a gravação do curta antecede um estudo que aponta para o registro de pelo menos oito crimes brutais praticados contra homossexuais, em Sergipe, no período de um ano. “Enquanto temos uma média nacional de três assassinatos por ano, testemunhamos uma crise gravíssima no Estado, no que diz respeito aos princípios éticos sobre a dignidade humana. Detalhe que torna ainda mais significativo o incentivo do Governo, através do Edital”, acrescentou Aragão, também contemplado na primeira edição da seletiva, com o curta ‘Hotel Palace’.
‘M.A.D.O.N.A.’ ainda reserva aos telespectadores uma homenagem a Hilton Lopes, um dos mais destacados radialistas e apresentadores de Sergipe. Além disso, traz uma trilha sonora preparada pela banda sergipana de arrocha ‘Asas Morenas’, ampla
mente harmonizada com a conotação popular do tema em questão. A trilha instrumental será composta pelo músico sergipano Ivan Resende, cujo potencial artístico é também reconhecido no exterior. Concluído o material, a equipe estará empenhada no processo de distribuição e exibição em centros de referência e combate à homofobia, onde poderão ser realizados debates sobre cidadania e respeito aos grupos vulneráveis.O Edital
Tido como grande incentivador da produção e do resgate histórico de fatos e personalidades sergipanas, o Edital de Apoio a Produção de Obras Audiovisuais e de Curta Metragens tem servido como estímulo para produções audiovisuais dos mais variados gêneros. Outro projeto aprovado nessa edição do Edital recebe o nome de ‘Abismos e Conflitos: a expressão da condição humana’, uma animação documental que trata da história do artista plástico sergipano Éverton Santos.
Imagem: Secult
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h