Instituto Banese realiza o São João da Gente Sergipana 2015
Confira a programação completa Entretenimento 04/06/2015 09h39O mês de junho chegou e junto com ele as tradicionais brincadeiras juninas que representam muito mais que diversão, elas enaltecem o imaginário popular, nos envolvem e nos contagiam. E para celebrar esse período tão especial do ano no nosso estado o Instituto Banese e o Governo de Sergipe, com a promoção do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, prepararam um arraiá cheinho de forró, quadrilha, oficinas e muita cultura junina para que o sergipano e o turista possam brincar e se emocionar.
É mais uma edição do São João da Gente Sergipana, que durante todo o mês de junho transforma o Museu da Gente em palco para uma programação especial que contará com a participação de grupos artísticos e culturais de diferentes regiões do Estado, importantes para manter viva a tradição junina. Cada um com seu colorido e suas tradições tornará o São João da Gente mais divertido e envolvente.
A festança vai começar no dia 09 com as oficinas de decoração junina e de danças juninas, que acontecerão todas às terças, quartas e quintas do mês de junho, às 10h e às 14h30, respectivamente. As oficinas fazem parte das ações educativas do Museu da Gente e serão ministradas pelos educadores do museu. A ideia da oficina de decoração junina é confeccionar artigos que remetem à cultura junina a partir de materiais reaproveitáveis e que poderão ser utilizados para decorar diversos ambientes nesse período junino. Já na oficina de danças juninas o participante irá conhecer e arriscar passos das diversas danças que fazem parte do ciclo junino, dentre elas o forró, xote e o xaxado.
A programação continua durante às sextas-feiras de junho. No 12, das 15h às 18h, todos estão convidados a cair no ritmo do Forró no Museu, com o Trio pé de serra Balança Eu. Já no dia 19, o arraiá Museu da Gente será invadido por uma das manifestações juninas mais simbólicas dos festejos juninos: a quadrilha. Só que nesse dia o furdunço começa na praça General Valadão de onde sairá às 15h o cortejo junino com a Quadrilha Ta tu na Roça em direção ao museu, e lá a brincadeira continua até às 18h.
E como o São Joao é feito de muita brincadeira, no dia 26, das 15h às 18h, a Brincadeira no Museu será com o Batalhão de Bacamarteiros de Aguada, do município de Carmópolis, que irá compartilhar com o público uma tradição de mais de 200 anos. E pra finalizar a programação, o São João da Gente Sergipana 2015 repete a dose e mais uma vez transmite o Programa ‘Puxa o Fole’ direto do Museu da Gente Sergipana. No dia 28, domingo, das 12 às 14, o cantor sergipano Sergival conduzirá ao vivo direto do auditório do museu um programa especial com a participação de diversos artistas sergipanos e uma homenagem a Paulo Ferreira dos Santos, o Xaxado do Mercado de Aracaju.
A programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades, aos sergipanos e turistas. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.
Confira a programação completa
Dia 12 (sexta-feira)
15h às 18h - Forró no Museu, com trio Balança Eu
Dia 19 (sexta-feira)
15h - Cortejo junino, com a Quadrilha ‘Ta tu na Roça’
Saída da Praça General Valadão, com destino ao Museu, passando pelo Calçadão da João Pessoa
16 às 18h - Quadrilha no museu, com a Quadrilha Junina ‘Ta tu na Roça’
Dia 26 (Sexta-feira)
15h às 18h - Brincadeira no museu, com o Batalhão de Bacamarteiros de Aguada (Carmópolis)
Dia 28 (domingo)
12h às 14h - Transmissão ao vivo do Programa Puxa o Fole, de Sergival, homenageando a Paulo Ferreira dos Santos, o Xaxado do Mercado de Aracaju.
Participação de Edgar do Acordeom, Samba de Coco do Mosqueiro, Zé Rozendo e Marluce
A partir do dia 09/06, às terças, quartas e quintas
Oficina de decoração junina (10h)
Oficina de danças juninas (14h30)
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil