Grupo de dança Kizomba abre inscrições para alunos da UFS
Seleção acontece de 16 a 18 de abril, em Laranjeiras Entretenimento 06/03/2014 17h00
Por Tíffany Tavares
Ainda estão abertas as inscrições para a seleção dos novos membros do grupo de dança Kizomba, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e seguem até o dia 14 de abril. A seleção será realizada nos dias 16 a 18 de abril no campus da UFS do município de Laranjeiras, com horário ainda a ser definido.
Para o criador e diretor artístico do Grupo de Dança Kizomba, Fábio Sabath, a proposta inicial do Grupo Kizomba, enquanto grupo experimental, é de estudar as danças tradicionais africanas e os movimentos primitivos para utilizá-los em suas criações coreográficas em sua forma original ou de forma relida.
“Trabalhamos com a dança contemporânea baseada na dança afro. E fazemos questão de segregar a dança da religião. Respeitamos cada uma delas, mas separadamente”, conta Sabath.
“Acadêmico de qualquer curso da UFS, apaixonado pela dança, com ou sem experiência, fique atento que você pode ser um dos dançarinos do Kizomba”, convida o firetor artístico do grupo.Inscrições
Para os interessados, basta solicitar a ficha de inscrição através do e-mail grupodedancakizomba@hotmail.com
Para participar da seleção, o interessado precisa ser aluno da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As inscrições seguem até o dia 14 de abril de 2014.
A seleção tem como objetivo oportunizar jovens acadêmicos do curso de Dança e demais cursos da UFS no que diz respeito ao estudo técnico da dança e a inserção no mercado de trabalho de forma profissional.
A seleção acontecerá em três fases, dispostas em três dias.
O evento acontecerá no período de 16 a 18 de abril de 2014.
Serão selecionados 6 (seis) homens e 1 (uma) mulher para dançar no Grupo de Dança Kizomba.
Esta seleção terá três fases, explicitadas da seguinte forma:
a) Aula prática de aptidão (nível 01):
b) Aula Prática de aptidão (nível 02)
c) Entrevista com os selecionados na Aula Pública ( no nível 02) para seleção definitiva.
Mais informações pelo e-mail: grupodedancakizomba@hotmail.com
Grupo Kizomba
O Grupo de Dança Kizomba foi criado em 4 de março de 2011 pelo dançarino Fábio Sabath e é composto, em sua maioria, por acadêmicos do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Sergipe e membros da comunidade do município de Laranjeiras, local onde se localiza a sede do grupo. A proposta inicial do Grupo Kizomba, enquanto grupo experimental é de estudar as danças tradicionais africanas e os movimentos primitivos.
O grupo também tem como finalidade aprofundar seus conhecimentos em relação à dança, firmando parcerias com professores, mestres de danças e outros profissionais que possam contribuir para a formação intelectual e técnica de seus integrantes. Além de danças de matriz africana, o Grupo Kizomba também estuda Dança Moderna e Ballet Clássico. Sem grandes pretensões, o Grupo Kizomba, optou por apenas estudar dança nos seus primeiros dois anos, como forma de capacitar tecnicamente os seus integrantes. E em Janeiro de 2013, fez seu espetáculo de estréia no mercado de dança, o “Cenas Negras”.
O criador Fábio Sabath
Gleidison de Jesus Santos, natural de Aracaju, Sergipe, nascido em 20 de novembro de 1989. Tem 24 anos. Conhecido, principalmente em Estância, município onde foi criado, também produz trabalhos nas áreas de dança, música e poesia. Iniciou sua carreira aos 15 anos, como um dos vocalistas do Grupo de Percussão Alternativa Tambores da Esperança, também dançando no grupo adjunto, o Grupo de Dança Afro-Esperança. Foi nesta fase que ele teve a oportunidade de aprender um pouco sobre as danças afro-brasileiras, tendo como sua primeira professora, a dançarina e coreógrafa Cleanis Maria, tendo feito também sua primeira atuação em um espetáculo de dança, o “Ancestralidade”, coreografado pela própria Cleanis.
Foi professor de dança em projetos da Unesco, assim como em escolas particulares, tais quais o Magistral e o Instituto Diocesano de Estância. Em 2009, entrou para a graduação de Licenciatura em Dança pela UFS, amadurecendo mais ainda artisticamente. Nesta fase, seus principais trabalhos foram, “Os Lados do Amor”; “Entre paredes e correntes, o pior é ficar só” e “Singular”.
Fábio Sabath, também compõe e escreve. Tem em média, 80 composições musicais e 80 cartas poéticas, além de um romance escrito, porém não publicado, chamado “Eu não sabia que meu bosque tinha flores”.
Trabalham diretamente na sua formação como dançarino: Lu Spinelli (Dança Moderna/Contemporânea e Dança afro), Miriam Sandim (Jazz) e Waldo Sandes (Ballet Clássico).
Atualmente, além de dirigir o Grupo Kizomba, Fábio Sabath também é dançarino e professor de Dança Moderna e Dança Afro no Studium Danças.
Foto 01: Espetáculo Anima em cartaz, do grupo Kizomba
Foto 02: Arquivo pessoal
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto