Galeria Álvaro Santos abre exposição Coletiva Junina
Entretenimento 28/06/2014 07h37O clima de festejos juninos invadiu a Galeria de Artes Álvaro Santos, (GAAS), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na última quinta-feira (26), com o lançamento da 20ª edição da Exposição Coletiva Junina. Reunindo 25 artistas sergipanos e 38 trabalhos entre esculturas, óleo sobre tela e pano.
Na noite de abertura os convidados foram recepcionados com comidas típicas, trio pé-de-serra e apresentação da quadrilha junina Maracangaia. "A Coletiva Junina é a única exposição temática da Galeria. Todos os artistas são convidados a referenciar o nosso São João. Aqui eles têm a oportunidade de mostrar trabalhos dos mais variados segmentos", ressalta o diretor da GAAS, Luíz Adelmo.
Segundo a artista plástica Maria Barreto, a inspiração de suas obras vem de sua vivência no interior. "Resgato sempre o cotidiano da vida do campo. Cada vez que sou convidada para alguma edição desta exposição, brinco com meu imaginário e tenho a liberdade de expressar tudo que presenciei quando vivi na roça. A novidade este ano é a boneca que fiz em homenagem a minha avó que está dentro deste contexto", afirma.
Para a vice-presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, esta exposição busca provocar a criatividade e reunir artistas sergipanos através de um tema em comum. "A galeria permite a junção dos artistas sergipanos em uma coletiva de excelentes trabalhos. Luiz Adelmo se preocupa muito em agregar a diversidade cultural dos artistas plásticos para evidenciar nossa história e valores", justifica.
A Exposição Coletiva Junina estimula o olhar crítico e a paixão pela arte. "Há 10 anos participo da mostra e é preciso buscar um conceito diferente a cada edição. Neste momento estamos eternizando em nossas obras tradição, cultura e o amor. O visitante trabalha o senso crítico apreciando a arte de forma individual sobre o mesmo aspecto", diz o artista plástico, Beto Ribeiro.
De acordo com o artista plástico, natural de Nossa Senhora da Glória, Wellington Santos, a exposição abre a possibilidade de a comunidade conhecer mais da arte sergipana. "Estamos expondo nosso trabalho em um espaço específico para a arte e a população pode conhecer e divulgar nossa arte através das visitas, além de ser uma viagem cultural sobre o ciclo junino", comenta.
GAAS
A exposição segue até o dia 19 de julho, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e nos sábados das 9h às 13h, na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campos, Centro de Aracaju. Mais informações pelo fone: (79) 3179 - 1308.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto