Exposição de altares de Santo Antônio finaliza nesta quinta-feira
13 altares, 13 nichos em 13 dias em homenagem a Santo Antônio Entretenimento 13/06/2013 08h26Por Sílvio Oliveira
Sergipanos e turistas que quiserem visitar a exposição de altares, nichos e estandartes poderão fazer até esta quinta-feira (13). É que a 13º exposição “Santo Antônio: Tempo, Amor e Tradição” finaliza no Dia de Santo Antônio (13), com o último dia da trezena do santo. A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá levar 1kg de alimento não perecível em prol da Ação Solidária Santo Antônio.
Os altares estão expostos no Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart), em Aracaju, das 8h às 12h e das 14h às 20h. O curador é o professor Otávio Luiz Cabral Ferreira (foto ao lado).
Cada altar dedicado ao Santo celebra uma instituição, personalidade p
ública ou empresa, e todos os dias acontecem às tradicionais orações da trezena do Santo Casamenteiro. Também há uma vasta programação de música, teatro, além de apresentações de danças.A novidade desta 13ª edição são os estandartes confeccionados por Ilma Maria de Souza Santos, que indicam simbologias ligadas a Santo Antônio, a exemplo do pão, do casamento e da devoção aos pobres.
Os 13 nichos foram feitos pelo Núcleo de Alunos do Centro de Apoio Pedagógico para Atendentes de Pessoas com Deficiência Visual.
Último ano
Por ser a 13ª edição, o curador Otávio Cabral lembrou que é o último ano no qual acontece a exposição. “Santo Antônio tem
uma numerologia que é 13. Encerramos com os altares e na próxima edição expressaremos uma coletânea de seis categorias: escultura, pintura, desenho, estandartes, instalações e 13 performances, uma em cada dia”, antecipou.O Centro de Cultura e Artes da Universidade Federal de Sergipe (Cultart) fica na Avenida Ivo do Prado, nº 612, bairro São José.
Fotos: Sílvio Oliveira
Leia Também
Altares e nichos em homenagem ao Santo Antônio expostos até dia 13
Exposição de altares para Santo Antônio será aberta nesta sexta-feira
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h