Entenda o impacto que a greve de roteiristas pode causar na indústria
Roteiristas entraram em greve nesta terça (2/5) e lutam pelo aumento salarial Entretenimento | Por Metrópoles 03/05/2023 12h21Os profissionais do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) entraram em greve nessa terça-feira (2/5), após o acordo trabalhista vigente entre a associação e os grandes estúdios de Hollywood chegar ao fim sem acordos comerciais e trabalhistas. Profissionais da área já ventilam possíveis atrasos em lançamentos, número este que pode atingir cerca de 600 produções.
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos afirma que a decisão da greve se deu após seis semanas de tentativas de acordos com estúdios, plataformas e talentos para aumentos salariais e acordos trabalhistas, com foco no grande lucro gerado pelas produções para os streamings.
“A direção e conselho do WGA, atuando sob autorização de seus membros, votou para declarar greve, efetiva a partir de 00h01 desta terça-feira, 2 de maio. A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBC Universal, Paramount e Sony, sob o guarda-chuva da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP)”, diz nota da WGA, publicada nas redes sociais.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.