Cortejo Folclórico abre programação da Aldeia Sesc de Artes
Entretenimento 09/08/2016 10h05Teatro, música, dança, circo, folclore, literatura, exposição e cinema. Tudo isso e muito mais o público irá encontrar na Aldeia Sesc de Artes que será realizada de 11 a 28 de agosto, nos espaços culturais de Aracaju e interior do Estado. Nesse período o Sesc irá apresentar cerca de 60 espetáculos, promover exibição de filmes, realizar oficinas, debates e mesa redonda.
A Aldeia Sesc de Artes também receberá mais uma etapa do Palco Giratório – o maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina e promoverá o grande cortejo folclórico “Pisa Maneiro, Folias e Outras Danças”, pelo centro comercial de Aracaju, envolvendo 19 grupos folclóricos oriundos de diversos municípios sergipanos.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, a realização da Aldeia Sesc de Artes é o momento em que a arte vai até o público, interage com o seu ambiente e o faz sair da rotina, despertando nas pessoas o gosto pela cultura. “É um compartilhar de vivências que certamente resultará em uma grande bagagem cultural para os participantes e um presente para as comunidades atendidas”, acrescentou.
O cortejo acontece dia 12 e terá início às 14h, no Mercado Tales Ferraz, com a concentração dos grupos que percorrerão o comércio central. Por volta das 17h, no ginásio de esportes Charles Moritz (Sesc Centro), haverá o encerramento oficial do cortejo com apresentações especiais dos brincantes.
Para Laércio Oliveira, a vasta programação oferecida pela instituição recupera um modelo de ação que conserva todas as particularidades que pressupõem o verdadeiro panorama artístico do Estado. “Nossa ação converge para uma discussão mais ampla de fomento às artes, de difusão cultural e democratização do acesso à produção artística de qualidade”, ressaltou o presidente, convidando o público a conferir a programação completa da Aldeia Sesc de Artes.
Veja aqui a Programação da Aldeia Sesc de Artes
Lista dos grupos folclóricos participantes:
1 – Grupo Perna de Pau de Santo Amaro das Brotas
2 – Samba de Coco da Rua de São Benedito em N. Sra. do Socorro
3 – Batucada Buscapé de Estância
4 – Maculelê Guerreiros Sete Quedas de N. Sra. do Socorro
5 – Batalhão São Pedro de Santo Amaro das Brotas
6 – Bacamarteiros de Carmopólis
7 – Batalhão dos Idosos de Rosário
8 – Cacumbi do Mestre Batinga de Japaratuba
9 – Maracatu Raízes do Quilombo de Brejão dos Negros
10 – Reisado Doze Estrelinhas de Rosário do Catete
11 – Reisado do Mestre Satu de São Cristóvão
12 – Reisado Mosqueiro em Aracaju
13 – Samba de Pareia da Mussuca em Laranjeiras
14 – Caceteiras do Mestre Rindu
15 – Cacumbi do Mestre Deca de Laranjeiras
16 – Reisado de Marimbondo do Mestre Sabau de Pirambu
17 – Banda de Pífano de Aracaju
18 – Grupo Lampião Rei do Cangaço de Propriá
19 – Samba de Coco Nova Geração da Ilha de Mendes Sá em Itaporanga
Fonte e Fotos: Sesc-SE
Evento transforma o Centro em um espetáculo de cores, impulsionando o turismo, a economia e a celebração do Natal
O Sarauzin é referência em criatividade, descontração, música boa e momentos memoráveis
Festival, que acontece até o próximo domingo (1º), reúne atrações locais e nacionais em diversos espaços da cidade histórica
Confira a programação promovida em Aracaju