Conheça dez simpatias tradicionais das festas juninas
Entretenimento 14/06/2015 19h24Junto a quadrilhas, o forró e as comidas típicas, as comemorações populares dos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho) também têm como tradição as simpatias. As finalidades são diversas: trazer proteção, felicidade e dinheiro. Porém, os maiores pedidos nos festejos juninos são relacionados ao amor. A maioria das simpatias serve para ajudar quem quer "arrumar um casamento". Ou, como dizem no interior, “um casório”.
Confira dez simpatias que são populares durante as festas juninas:
1 – Para descobrir o nome do futuro amado (a)
Na véspera da festa de São João, encha a sua boca de água e fique escutando a conversa de alguém atrás de uma porta. O primeiro nome próprio (de homem ou mulher) que você escutar será o nome do próximo namorado ou namorada.
2 – Faca na bananeira mostra a inicial do seu futuro namorado (a)
Essa simpatia tem que ser feita na véspera da festa de São João (23 para 24 de junho). Pegue uma faca nunca utilizada e coloque no caule de uma bananeira. No outro dia, tire a faca. O leite da planta vai formar uma letra, que é a inicial do seu amor.
3 – Cravo, alecrim e manjericão garantem proteção e felicidade
O banho que garante felicidade e proteção tem que ser feito com cravo, alecrim e manjericão. No dia 24 de junho, tome um banho com a mistura e peça proteção e alegria para São João.
4 – Tire suas dúvidas sobre com quem namorar na noite de São João
Se você está balançada (o) entre dois amores e não sabe quem escolher, a dica é escrever o nome dos (as) pretendentes em um pedaço de papel e jogar em uma bacia com água. O primeiro que desenrolar é o escolhido. Detalhe: a simpatia tem que ser feita na noite de São João.
5 – Sal para fisgar o pretendente
Essa simpatia é só para mulheres. Na noite de São João, vá até a mesa onde estão os quitutes da festa e jogue uma pitada de sal (que deve estar guardada na sua bolsa). Fale (mentalmente) “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Aí, é só ver quem vai comer o salgado.
6 – No dia de São Pedro, seu amor vai aparecer em seus sonhos
Depois das celebrações do dia 29, pegue um pouco do que sobrou do almoço e jantar. Prepare a mesa com toalhas brancas, a comida e os talheres. No sonho dessa noite, você conhecerá o seu amor.
7 – São Jorge vai ajudar São Pedro a proteger a sua residência
Com um vaso da planta Espada de São Jorge. Na véspera do dia de São Pedro, coloque a chave da sua casa em um copo com água e peça proteção a São Pedro com a seguinte frase: “ São Pedro, apóstolo e guardião, envolva toda a minha casa em sua proteção”. No outro dia, despeje a água do copo no vaso com a planta e repita o pedido.
8 – Pão de Santo Antônio para não lhe faltar comida
No dia 13, vá a igreja receber o “pãozinho de Santo Antônio”. O pão abençoado deve ser deixado com outros mantimentos da casa para que ele “não faltem jamais”.
9 – Santo Antônio casamenteiro parte 1
A primeira dica para conseguir um namorado (a) com a ajuda de Santo Antônio é pegar uma fita vermelha e amarrar na imagem do santo. Dê nós e faça o seu pedido. Depois reze e coloque o santo de cabeça para baixo. Só o desvire depois que conseguir conquistar o seu amor.
10 - Santo Antônio casamenteiro parte 2
Na noite de 12 de junho, pegue um palito de dente e escreva o seu nome e o do (a) pretendente em uma vela branca. Passe a vela no mel e acenda. Dizem que Santo Antônio traz a pessoa amada em poucos dias.
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil