Confira a programação do “São João da Gente Sergipana"
Abertura acontece no dia 5, às 9h, no Museu da Gente Sergipana Entretenimento 01/06/2014 13h30
|
|
Quando chega o mês de junho, os sergipanos de todo o estado são tomados por um sentimento coletivo de emoção. Bandeirolas coloridas e estandartes decoram ruas, residências, escolas, lojas, repartições públicas, clínicas, escritórios. Por todo canto, tem quadrilha junina e outras manifestações tradicionais da cultura sergipana, como a Guerra das Espadas, o Samba de Coco e o Batalhão.
Todo este cenário mobilizador e envolvente também contagia o museu que leva o nome da gente que produz esses festejos com seu talento, sua dança, sua música e sua graça. É por isso que o Instituto Banese preparou mais uma edição do São João da Gente Sergipana. Durante todo o mês de junho, o local será palco de uma programação especial que contará com a participação de grupos artísticos e culturais de diferentes regiões do estado, fundamentais para manter viva a tradição junina.
Além de difundir, promover e valorizar a cultura sergipana do período junino, a programação traz muita diversão para os sergipanos e para quem visitar a cidade durante esse período. A abertura do São João da Gente Sergipana acontecerá no próximo dia 05 de junho, às 9h, com o Museu da Gente em cortejo pelo centro de Aracaju e com a participação dos grupos culturais Parafusos, Ciranda de Roda e Batalhão de São João, todos do município de Lagarto e integrantes da Associação Folclórica de Lagarto (Asflag).
Além do cortejo, a programação inclui oficina de Samba de Coco, apresentações culturais, espetáculo teatral e a transmissão ao vivo do Programa Puxa o Fole, com o cantor sergipano Sergival, que é originalmente realizado na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, mas no último domingo de junho será transmitido diretamente do auditório do Museu da Gente Sergipana.
Homenagens à grande forrozeira Clemilda Ferreira da Silva marcarão a programação do São João da Gente Sergipana. No dia 18 de junho, às 19hs, acontecerá a abertura da exposição ‘Clemilda, morena dos olhos pretos’, no foyer do Museu da Gente Sergipana. Já no dia 27, às 20hs, no Teatro Tobias Barreto, será realizado um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) com a participação especial da Orquestra Sanfônica de Aracaju e do cantor Sergival. A abertura desse momento especial da programação ficará por conta da Quadrilha Junina.
Confira a programação completa
Dia 05 (quinta-feira)
09h – Museu da Gente em Cortejo
Participação: Grupos culturais de Lagarto (Parafusos, Ciranda de Roda, Batalhão de São João)
Percurso: Mercado Histórico de Aracaju até o MGS, passando pelo Calçadão da João Pessoa
Dia 13 (sexta-feira)
15h às 17h – Átrio
Oficina de Samba de Coco, com seu Diô, do tradicional Samba de Coco do Mosqueiro
Dia 20 (sexta-feira)
16h – Átrio
Espetáculo teatral: “O fogo das espadas coendo nas bananeiras” - Cia Risocínico (Estância)
Dia 27 (sexta-feira)
16h – Átrio
Batalhão Tradição (Laranjeiras)
20h – Teatro Atheneu
Concerto ORSSE – Homenagem a Clemilda
Participação: Orquestra Sânfonica de Aracaju e cantor Sergival
Abertura: Quadrilha Junina “Unidos em Asa Branca”
Dia 29 (domingo)
10h – Auditório do MGS
Transmissão ao vivo do Programa Puxa o Fole, com o cantor Sergival (Rádio Nacional - RJ)
Fonte: Instituto Banese
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto