Companhia de dança retrata ditadura militar no teatro Lourival Baptista
Entretenimento 18/05/2015 15h27Tendo a Ditadura Militar como temática, a Companhia de dança ‘Contempodança’ apresentou na última sexta (15) e sábado (16), o espetáculo “Nenhuma Teoria”. A apresentação fez parte da Temporada Mariano de Artes Cênicas, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e aconteceu no teatro Lourival Baptista.
Desenvolvido com base em pesquisas e laboratórios e utilizando o processo colaborativo nas montagens, o espetáculo usa a dança como elo entre as demais linguagens artísticas, montando uma teia de informações, que juntam as canções da década de 1960 com a intenção de retratar a época da Ditadura Militar.
Há 15 anos na Contempodança, Leilinha Nascimento explica que o espetáculo se baseia em canções como “Construção” de Chico Buarque, que representam o contexto da Ditadura Militar no Brasil, “só que com roupagem nova, beats eletrônicos um pouco mais acelerados, e na coreografia é mostrada a angustia vivida na época, principalmente das pessoas que queriam se expressar e não podiam”, conta.
Segundo ela, a Temporada Mariano de Artes Cênicas tem auxiliando os produtores sergipanos a divulgar seu trabalho e enfatiza a necessidade do público sergipano conhecer os artistas da terra. “Nós ficamos muito felizes pelo convite de estar participando e é muito importante que o público venha assistir, porque o público sergipano precisa conhecer os artistas sergipanos”.
A paraibana Josiane Gomes esteve presente no teatro e contou que já compareceu outras vezes ao Teatro Lourival Baptista, mas ainda não conhecia a Temporada Mariano. “O que me motiva mais a vir ao teatro é que eu gosto muito de teatro e música, essa coisa cultural. Eu acho interessante a ideia do projeto porque temos que incentivar e valorizar os artistas da terra, e em Sergipe existem muitos artistas bons”, relata.
Quem já conhecia o trabalho da Contempodança e prestigiou o espetáculo foi Rivana Santos. Ela conta que achou a apresentação “surpreendente, criativa e com uma trilha sonora fantástica”. Além de apreciar a arte, ela acredita que é importante “estimular a participação nesses eventos, divulgar, e prestigiar para que outros eventos assim aconteçam”, conta.
Temporada Mariano Melo de Artes Cênicas
A temporada Mariano de Artes Cênicas é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Os objetivos deste projeto é garantir a manutenção das apresentações de grupos teatrais de todo o estado, o acesso ao teatro como local de apresentação para estes grupos, além da criação de plateia. A sede das apresentações é o Teatro Lourival Baptista, em Aracaju. Os ingressos para as apresentações têm valor de R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).
Segunda edição será realizada pelo Governo de Sergipe entre os dias 13 de dezembro e 5 de janeiro
Evento traz decoração com mais de 6 milhões de luzes e atrativos culturais para celebrar o fim do ano
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil