Caranguejo gigante encanta a turistas e comerciantes em Aracaju
Entretenimento 13/07/2014 07h30A Orla da Atalaia, em Aracaju, ganha mais um monumento que já virou ponto turístico obrigatório de turistas e sergipanos: o Caranguejaço. Trata-se de uma escultura gigante do crustáceo, com sete metros, que foi instalado na entrada do maior corredor gastronômico do Estado - a Passarela do Caranguejo.
"Foram dois meses para que o caranguejo gigante ficasse pronto. Ele foi todo moldado na argila e depois confeccionado na fibra de vidro e pintado com tinta automotiva que é para resistir ao sol e a chuva", detalha o responsável pela obra o artesão sergipano, Ary Marques Tavares. Ele conta ainda que o monumento é uma arte para a vida toda. "Foi uma grande satisfação em fazer o Caranguejaço em saber que ele simboliza um produto que os sergipanos e turistas adoram; sem dúvida alguma, uma obra que simboliza o Estado e eternizará nossa gastronomia”, disse.
O atrativo conquistou, também, os comerciantes locais que adotaram o crustáceo como se fosse deles. "Inclusive encomendei ao artista, que fez a escultura, um para o meu restaurante claro que bem menor, com 2 metros, que vai ficar aqui na entrada. Tomo conta mesmo. Reclamo para que o pessoal tire foto, mas que não suba na estrutura para não estragar o patrimônio. Tem que cuidar pra poder durar muito tempo", avisa o proprietário de um restaurante próximo, George Carlos entusiasmado com os benefícios que o monumento trouxe para o local. "Esse lado aqui, do início da passarela do caranguejo, era morto... devagar. Mas, com esse monumento reanimou todo pessoal aqui de comércio".
A funcionária de outro estabelecimento Maria José está encantada com o Caranguejaço. "Ficou maravilhoso, vai chamar mais gente para nossa área aqui e deu mais uma vida a esse trecho. Está chamando muito a atenção dos turistas, só nesses primeiros dias já deu pra perceber a diferença no movimento. Espero que o povo conserve essa beleza".
Opinião dos Turistas
Para os turistas que fazem questão de parar para eternizar a obra pelas lentes de uma câmera fotográfica ou de celulares, a escultura faz justiça a beleza do crustáceo mais apetitoso do estado. "A ideia desta escultura foi maravilhosa - Aracaju é uma cidade turística, bela e que possui uma qualidade de vida excelente. Para mim não existe no nordeste uma cidade melhor", destaca o baiano Jerônimo Costa.
Já para o casal mineiro, Edvan Porto e Jucilene Pimenta, que pela primeira vez estão no Estado, não poderia haver obra melhor para retratar a cidade. "Já vi obras magníficas, mas esta é perfeita. Uma escultura que retrata muito bem a culinária regional. É uma pena que este caranguejo seja tão grande senão, iria devorar ele todo", brincam. Palavras respaldadas também pelos turistas de São Paulo, Luis Miguel e Thaínara do Nascimento. "A escultura é belíssima e representa muito bem este estado maravilhoso que é Sergipe".
Vindos do Rio Grande do Sul o casal José Roberto e Maria Luiza disse que estão em Aracaju para pegar um pouco do calor daqui, já que por lá está muito frio e estão encantados com o Estado, com a Orla da Atalaia e agora com o Caranguejaço. "Aqui é espetacular. Todos os dias estávamos fazendo caminhada na Orla, que por sinal tem muitos atrativos e é muito organizada, segura e limpa, isso chama a atenção dos turistas, até que vimos esse monumento. Maravilha, maravilha... espetacular! Uma obra muito bem feita. Viemos tirar fotografias para levar de recordação. Maria Luiza complementa afirmando que é uma justa homenagem. "O caranguejo é um prato típico daqui e é muito interessante ter um monumento que representa parte da cultura de Sergipe".
Deusa da Silva trouxe a família de Juazeiro/BA e enquanto todos estavam fazendo poses para a foto ela se encantava com o que via. "A cidade é muito linda gostei demais. O caranguejo é muito lindo, passei pela frente e disse que queria tirar foto aqui. É um atrativo a mais para Orla, já tiramos muitas fotos".
Fonte: Asscom/Setur
Foto: Viviane Costa Cavalcante/Asscom/Setur
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto