Aracaju realiza Festival Varilux de Cinema Francês
Entretenimento 09/04/2014 14h15Um dos principais festivais de cinema internacional do Brasil terá início em Aracaju nesta quarta-feira, dia 9, no Cinema Vitória. Com a avant-première do filme 'Eu, mamãe e os meninos', de Guillaume Gallienne, às 19 horas.
Com estreias durante o Festival, o Cinema Vitória receberá 15 filmes em 28 sessões durante sete dias, entre 9 e 16 de abril. "Recebemos esse importante festival desde o ano passado e ficamos entre as dezesseis cidades com maior público participante. Também como ocorreu em 2013, a abertura do Festival é aberta apenas para convidados, com apresentação do convite. Em Aracaju, temos o apoio e co-patrocínio da Aliança Francesa, que é a grande anfitriã da primeira noite", afirma a produtora local do Festival Varilux e diretora Geral da Casa Curta-SE, Deyse Rocha.
A estimativa de público nacional é de 100 mil espectadores." Temos certeza que esse ano o público será ainda maior, pela qualidade dos filmes exibidos Os ingressos para as sessões serão vendidos na bilheteria do Cinema Vitória aos preços de R$5 e R$10, meia e inteira, respectivamente.
Entre os filmes programados para a exibição sergipana, destaque para a estreia de 'Os Incompreendidos', 1959, em preto e branco, de Francois Truffaut. "Será uma única sessão, no dia 13, às 14h em versão digital restaurada", explica Deyse Rocha. Os filmes do Varilux terão classificação indicativa de 14 anos e serão legendados, com exceção de 'Uma Viagem Extraordinária' que tem classificação livre e terá, no dia 12, uma sessão dublada, podendo ser apreciada pelo público infantil.
Na noite de abertura, os convidados vão apreciar um dos filmes mais conceituados dos que estarão em cartaz durante o Varilux. A comédia 'Eu, mamãe e os meninos', de Guillaume Gallienne, vencedor do "Cesar", o Oscar francês, nas categorias melhor filme e melhor ator, traz as primeiras lembranças do personagem principal. "A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha 4 ou 5 anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo : "Meninos e Guillaume, está na mesa !" e da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: "Um beijo, minha querida"; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos", explica o personagem principal interpretado pelo ator que também é o diretor do filme.
Apoio
Em Aracaju, o Festival Varilux conta com a co-organização da Aliança Francesa Aracaju e apoio do Cinema Vitória, Cemise, AVBR Produções, Gráfica JAndrade, Jornal da Cidade, Secult, TV Sergipe e TV Atalaia. A produção local é da Casa Curta-SE. Em todo o Brasil, o Festival conta como patrocinador oficial a Essilor-Varilux, GVT, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o co-patrocínio da Embaixada da França, Air France, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, L´Oréal, RioFilme, Sofitel. Apoio do Adorocinema, Citroën, Etc Filmes, Folha de São Paulo, Renaissance. Apoio Cultural da Câmara de Comércio França Brasil, Cinespaço, Helibras, Espaços Itaú de Cinema, Kinoplex, Unifrance. Promoção da Le Monde Diplomatique, Carta Capital, Fnac, Guia da Semana, Mica, Piauí, Telecine. Produção nacional da Bonfilm.
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto