Acervo da Biblioteca Epifânio Dória está na internet
Entretenimento 25/06/2014 16h00
A Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) disponibilza o processo de catalogação online de parte do seu acervo em um dos maiores programas gratuitos de catalogação do país: o BIBLIVRE. Através deste programa, todos os usuários que precisar buscar algum livro na BPED poderão fazer isso da sua própria residência. O link para acessar o BIBLIVRE é http://187.17.2.28/biblivre3/Controller e está disponível na página inicial do site da Secretaria da Cultura (Secult)
A catalogação do acervo foi iniciada no ano 2011, após um encontro da diretora da biblioteca, Sônia Carvalho, com o diretor executivo do BIBLIVRE, Ubaldo Miranda. Segundo Sônia, Miranda a incentivou a aderir ao sistema e ela entendendo a necessidade da biblioteca se modernizar, prontamente atendeu. “Quando chegamos a biblioteca não havia nenhum arquivo de catalogação on-line do nosso acervo, por isso aderimos ao BIBLIVRE, e iniciamos este processo”, explica a diretora.
Sônia completa que todo o processo de catalogação é coordenado pela bibliotecária da instituição, Míriam Elorza, que auxilia no trabalho e também treina os funcionários que o fazem. “Tivemos um treinamento com a equipe do BIBLIVRE, que explicou como tudo funciona e continuamos nossa catalogação, a fim de disponibilizar o quanto antes para a população, a busca de todo o nosso acerco pela internet”, acrescenta Sônia Carvalho.
O setor circulante foi escolhido como o primeiro a ser catalogado por possuir o acervo com maior rotatividade da biblioteca, como explicada a bibliotecária Miriam Elorza. A partir de agora, estão sendo catalogados os livros do setor ‘Acervo Geral’, que possui títulos de todas as áreas do conhecimento e posteriormente serão cadastrados os livros que estão na seção de ‘Documentação sergipana’.
“Iniciamos pelo ‘Circulante’ por ele ser o setor mais procurado e com mais consultas. Finalizando esta etapa, partimos para o ‘Acervo Geral’, que possui cerca de 20 mil títulos e que já está com cerca de 30% inserido no sistema, e por ser também um setor bastante procurado na instituição. Daqui em diante seguiremos a mesma linha, sempre buscando priorizar os setores que tem mais uso na Biblioteca”, frisa.
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a adesão da Biblioteca Pública Epifânio Dória ao sistema BIBLIVRE é um passo fundamental na modernização daquele espaço cultural, pois organiza o acervo e o disponibiliza com mais qualidade para a população. “Este é mais um mecanismo de modernização da nossa biblioteca, que possui um rico acervo, que precisa ser cada vez mais utilizado pela sociedade”, afirma.
Sobre o BIBLIVRE
O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.
Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo. O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ.
O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.
Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão.
Fonte: Acom Secult / Foto: Marcelle Cristinne
Edcássio, grupo Cangaceiros do Sertão e Cissy Freitas animam a noite
Atrações sergipanas também fazem parte da programação na Orla de Atalaia
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto