1º Grande Leilão de Artes acontece dia 23 de julho
Obras nacionais, internacionais e sergipanas compõem o acervo Entretenimento 03/07/2013 14h36Por Fernanda Araujo
Pela primeira vez no estado de Sergipe acontecerá o 'Grande Leilão de Artes da Galeria Zé de Dome'. Serão leiloados 155 lotes catalogados entre quadros, móveis, peças de cristal, porcelana, tapete persa e antiguidades que ainda estarão em exposição nos dias 21, 22 e 23 deste mês, das 9h às 22h, no Hotel Mercure na Orla de Atalaia.
O leilão será iniciado ao vivo e online na terça-feira (23), às 21h, pelo leiloeiro público Joel Cocenza. Os lances serão feitos pelo site www.joelcocenzaleiloeiro.com.br, que está em fase de construção especialmente para o evento.
São várias telas de artistas em nível nacional e internacional, e mais 41 artistas sergipanos, entre vivos e falecidos. Como Florival Santos, Jordão de Oliveira, José de Dome, Dionéa, Adauto Machado, entre outros. As obras “A Floresta” de Rosina Becker do Vale, “Paisagem” de Adauto Machado (1985), “Fiéis de Oxum” de Fernando Cajueiro (2010), “Marinha” de Ivo Blasi, “Ex-Votos” de Antonio Maia (1976) (foto) fazem parte do acervo.
O lance é livre com peças mais caras que chegam até R$ 70 mil. Todos os lances iniciais serão abaixo do preço de mercado. Segundo o diretor da galeria, Marcelus Fonseca, desde dezembro do ano passado começou a trabalhar por esse projeto, fazendo a capitação de obras por várias partes do país. “São obras em que sergipanos que moram no Rio de Janeiro trouxeram obras de sergipanos, tem obras vindas de Maceió, da Bahia, de pessoas comuns. Nunca houve um leilão como esse em nosso Estado, no entanto, isso acontece em todo o país”.
Marcelus Fonseca diz que, sendo o primeiro grande leilão, é um avanço para a galeria e para as artes plásticas. Para o diretor, é uma chance de levar os artistas locais para o mundo, além de esquentar o mercado das artes plásticas no estado, que segundo ele está parado, e uma boa forma de fazer pesquisa de preços. “Uma oportunidade também de fazer com que pessoas que nunca foram a uma galeria, aqueles que acham tudo caro, de ter oportunidade de ter uma obra de arte ou uma peça em casa. A pessoa pode pagar 50 reais, por exemplo”.
E a expectativa são as melhores possíveis. “Todos com quem eu falo sobre o leilão já estão ansiosos. As pessoas vêm à galeria, gostam, mas preferem esperar pelo leilão”. Para maiores informações, consulte o site www.galeriazededome.com.br no link Leilão de Artes ou através do telefone (79) 3041-4901. A galeria fica localizada na rua José de Dome nº 61 B, bairro Farolândia. Funciona de segunda a sexta em horário comercial e sábado das 9h às 13h.
Foto: divulgação da galeria
Livro-reportagem de Franciele Oliveira expõe a brutalidade policial e os desafios dos direitos humanos no Brasil
Duda e os Aracajueirinhos será gravado no dia 26 de novembro
Apresentação ‘Brasil e suas origens’ será realizado no Teatro Tobias Barreto
Caminhões iluminados levarão o espírito natalino por diversos pontos da cidade a partir das 18h
Stand up protagonizado pelos ex-jogadores será apresentado nesta quinta (21), no Shopping Jardins