Venda de veículos cai 5,4% em setembro, mas cresce 12,5% no ano
Projeções de vendas para 2023 aumentaram em quase todos os segmentos automotivos Economia | Por Metrópoles 03/10/2023 19h00Em setembro, os emplacamentos de veículos novos registraram uma queda de 5,4%, na comparação com agosto. Em relação ao mesmo mês de 2022, contudo, houve alta de 4,8%. No acumulado do ano, o setor apresentou um crescimento de 12,5%. Esse avanço alcançou quase todos os segmentos – à exceção de caminhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3/10) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“Apesar da queda em setembro, justificada pelo número menor de dias úteis, o mercado demonstrou uma recuperação nas vendas diárias em relação a agosto”, diz José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. “No entanto, os desafios do setor automotivo permanecem, com o crédito restrito e a diminuição do poder de compra da população, dificultando o acesso a veículos novos.”
A Fenabrave revisou a perspectiva de vendas dos diversos segmentos automotivos para 2023. O setor como um todo deverá crescer 11,1%, contra os 3,3% inicialmente previstos. Isso em função do “excelente momento vivido por motocicletas”.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.