Setor hoteleiro espera 100% de ocupação durante o carnaval deste ano
Demais setores do turismo projetam crescimento de 10% no período Economia 29/01/2015 17h45Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo
Apesar de ter tido um final de ano abaixo da expectativa em 2014, o setor hoteleiro de Aracaju espera retomar o fôlego durante o Carnaval. A estimativa da seccional sergipana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE) é de que a folia carnavalesca atraia muitos turistas ao estado e ocupe 100% dos leitos nos hotéis em Aracaju. A Secretaria de Estado do Turismo também está otimista e estima um crescimento de 10% nos demais setores que compõem o segmento.
Faltando pouco mais de 15 dias para o início da festa, cerca de 80% dos hotéis já estão com 80% da sua capacidade comprometida. Apesar de os números serem animadores, a redução na procura durante as férias deixou sinais. “Em 2014 tivemos um mês de janeiro melhor do que em 2015. E em 2013 foi melhor ainda. Esse ano fizemos um trabalho para ter um verão aquecido, mas tivemos dificuldades, principalmente durante a semana; nos finais de semana a ocupação foi excelente. No ano passado, faltando 15 dias para o carnaval, já estávamos com uma média de 90% de quartos reservados. Este ano, estamos com a média abaixo, mas esperamos alcançar a nossa meta”, observa Daniela Mesquita (foto), presidente da ABIH/SE.
Segundo Daniela, o principal atrativo do Estado é a tranquilidade e as belezas naturais que oferece. “O turista que vem a Sergipe busca tranquilidade, descanso. É o baiano que está fugindo da balada, o pernambucano que quer escapar do frevo. Em sua maioria, eles vêm para curtir o destino, aproveitar as belezas, fazer passeios para Xingó, Mangue Seco e conhecer as praias de Aracaju”, detalha.Ainda assim, ela salienta que é preciso intensificar as ações de promoção do destino. “Sergipe precisa estar nas vitrines com um trabalho constante de divulgação e a uma participação maior de políticas públicas nessa questão, para despertar o interesse do consumidor final. O que tem dificultado é a falta de uma programação de verão antecipada, como acontecia o Verão Sergipe e com a continuidade de um calendário”, considera Mesquita.
*Com informação do Correio de Sergipe
Foto: Will Rodrigues/Arquivo F5 News
Matéria Relacionada
Apesar da queda na procura, turistas aproveitam as férias em Aracaju
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior