Sergipe cria 492 novos postos de trabalho com carteira assinada em julho
Esse foi o 2º mês consecutivo que o número de admissões foi superior ao de demissões Economia | Por F5 News 30/08/2023 11h19A economia sergipana formalizou 9.321 empregos formais em julho de 2023. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), orgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Em Sergipe, o saldo foi positivo com 492 novos postos, já que o número de demissões no período foi de 8.829. O dado representa o saldo líquido (contratações menos demissões) da geração de empregos formais.
O estado voltou a registrar dois meses de saldos positivos em empregos formais gerados depois de registrar mais demissões que contratações em abril e maio.
A variação no mês de julho foi de +0,16%, a terceira menor do país. Em toda região Nordeste foram gerados +32.055 postos, o que resultou numa variação positiva de +0,45%.
Em relação ao mês de junho, o número de admissões representou uma alta de 4%, saiu de 8.940 admissões para 9.321 em julho. No entanto, o montante do mês de junho referente ao saldo foi superior ao registrado em julho. Em junho o saldo ficou em +632 postos de trabalho, enquanto que em julho o número registrado de postos foi +492.
Se comparado ao mês de julho de 2022, houve uma leve redução na quantidade de empregos gerais formados. No mesmo período do ano passado o estado gerou 9.379 empregos formais. O saldo apresentado em julho do ano passado (+830) também foi superior ao registrado em julho de 2023.
Brasil
Em julho de 2023, o Brasil gerou 142,7 mil empregos com carteira assinada. Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em julho: 1,883 milhão de contratações e 1,740 milhão de demissões.
Caged
O Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.
A metodologia de imputação adotada para o ajuste das informações prestadas ao eSocial e ao Caged visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados. A SEPRT apura tecnicamente o recebimento dessas informações nos registros administrativos e atua de forma a divulgar as estatísticas do emprego formal com segurança metodológica e transparência.