Qualidade e preço competitivo alavancam marcas próprias
Economia 07/03/2012 11h46
Nos últimos anos, uma mudança significativa vem sendo percebida no comportamento das famílias que vão aos supermercados. Uma rápida olhada pelos carrinhos de compras é capaz de identificar a crescente adesão da população brasileira aos produtos de marca própria, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e na mesa dos clientes.
No caso de alguns produtos, a diferença de preços entre a marca própria e as marcas de reconhecimento nacional pode chegar a 25%. Para o gerente de Marcas Próprias da Rede de Supermercados GBarbosa, Samuel Pereira de Ramos, o sucesso de vendas dos itens de marca própria nos supermercados brasileiros pode ser atribuído à união entre a qualidade dos produtos e os preços acessíveis.
"Para receber a nossa marca, os produtos passam primeiro por testes sensoriais e físico-químicos, onde eles são comparados com os líderes de mercado. Só o desenvolvemos quando temos a certeza da qualidade oferecida aos consumidores. Além disso, os fornecedores também passam por um processo rigoroso de auditoria de sua fábrica. Monitoramos desde a entrada da matéria prima até a saída do produto acabado", explica Samuel, ao acrescentar que o GBarbosa atualmente conta com 105 produtos de marca própria.
Aceitação
O gênero alimentício é um dos segmentos de maior aceitação por parte dos consumidores. O azeite marca própria, apresenta 0,5% de acidez importado diretamente de Portugal, além do pão de queijo GBarbosa, que é desenvolvido com uma formulação exclusiva. Por isso, o gerente de Marcas Próprias destaca também que alguns itens de fabricação própria já chegam a ultrapassar as marcas tradicionais.
"De acordo com dados da empresa de pesquisa Nielsen, nossa batata palito congelada tem saída na categoria superior à das marcas tradicionais. Outro exemplo muito interessante é quanto ao molho de tomate GBarbosa,no qual temos 15% de vendas, enquanto o mercado em geral tem 10,2%",acrescenta.
Tendência
Pouco a pouco, o mercado brasileiro de marcas próprias sai da antiga combinação de produtos de baixa qualidade com preços baixos e evolui para itens com qualidade garantida ao preço mais justo.
"Buscar novidades como a preferência por produtos mais saudáveis, orgânicos e importados faz muita diferença e ajuda a destacar ainda mais os produtos de marca própria nas gôndolas dos supermercados. Para se ter uma ideia, o mercado internacional de marcas próprias está muito mais maduro. No Reino Unido, por exemplo, temos registro de uma participação na venda na casa de 40%”, explica o gerente.
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