Programa do BNB destina R$ 34 milhões à produção de milho em Sergipe
O Plano de Ação Territorial (PAT) do Milho beneficiou 220 produtores rurais Economia 15/12/2023 16h30O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste finalizou o plano de trabalho voltado à produção de milho no Médio Sertão de Sergipe. De 2019 a 2023, mais de R$ 34 milhões foram destinados ao financiamento da atividade e 220 produtores rurais participaram de cursos e capacitações, com foco em novas tecnologias e segurança no trabalho.
Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira, 14, em evento na Câmara Municipal de Graccho Cardoso. “O objetivo geral do Prodeter é fortalecer a atividade econômica, e o planejamento era atingir 1.500 hectares de plantação de milho ao longo de três anos. No fim do trabalho, chegamos cinco vezes acima do esperado: o trabalho alcançou 8.400 hectares”, disse o agente de desenvolvimento do BNB, Dimas Azevedo.
O Plano de Ação Territorial (PAT) do Milho beneficiou 220 produtores rurais dos municípios de Graccho Cardoso, Nossa Senhora das Dores e Cumbe. A área atingida (8,4 mil hectares) equivale a aproximadamente oito mil campos de futebol.
Ao todo, foram realizadas 48 ações, dentre elas 11 cursos de capacitação, seis dias de campo e oito palestras. Os treinamentos abordaram temas como cooperativismo, segurança na aplicação de agrotóxicos e manutenção de máquinas agrícolas.
Destaques
Na programação do Prodeter, os destaques foram dois eventos realizados em municípios diferentes. Em Graccho Cardoso, a primeira edição da Mostra de Tecnologia apresentou o protótipo de um robô de plantio, desenvolvido para otimizar processos de adubação, irrigação e aplicação de defensivos agrícolas.
E em Nossa Senhora das Dores, o acesso ao crédito foi facilitado com a realização do evento FNE Itinerante, em que agentes de desenvolvimento orientaram produtores rurais. Os recursos são do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Fonte: BNB