Prefeito de Capela propõe doação de terreno à Vale
Terreno será para construção de usina de exploração de carnalita Economia 06/02/2014 11h20A Empresa Vale ainda não adquiriu o terreno para a construção da usina de exploração do minério carnalita, motivo que tem gerado disputa entre os municípios de Capela e Japaratuba. E esse é um dos motivos que faz o prefeito de Capela, Ezequiel Leite (foto principal), acreditar que a empresa pode mudar sem muitos problemas seu projeto técnico. O atual indica a construção em Japaratuba, numa área situada há apenas dez metros da divisa com Capela, esse último sendo possuidor de 80% do minério.
Empenhando em não permitir que a riqueza mineral do município que administra beneficie consideravelmente apenas o vizinho, o prefeito Ezequiel Leite anunciou ainda em Brasília, na tarde desta terça-feira, 4, que a prefeitura de Capela se compromete a fazer a doação de um terreno à Empresa Vale, para que ele possa construir a sede da usina. "Continuo insistindo em resolver esse impasse e não abandonarei a mesa de negociações".
O prefeito ressaltou que não adianta algumas pessoas relacionarem sua posição a questões políticas. "Minha decisão segue a vontade do povo da minha cidade. Ela é genuinamente capelense, e está sendo respeitada por pessoas de vários cantos de Sergipe e do Brasil", disse.
Brasília
Para o prefeito de Capela, a reunião ocorrida em Brasília, na tarde desta terça-feira, 3, no Ministério das Minas e Energia, com a presença do ministro Édison Lobão, do governador Jackson Barreto, parlamentares das bancadas estadual e federal, senadores e capelenses, não apresentou qualquer avanço.
"Eles continuaram verbalizando e ainda não mostraram nenhuma explicação técnica. Algumas compensações jurídicas também não foram aceitas pela equipe de especialistas em Direito Tributário. A Empresa Vale nem esteve presente à reunião, mesma sendo a maior interessada!", questionou Ezequiel.
Foto: Secretaria de Comunicação de Capela
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro
Pagamentos vão até o dia 6 de dezembro
Volume de recursos congelados subiu de R$ 13,3 bi para R$ 19,3 bi
Sindpese atribui alta às oscilações no mercado internacional e à política de reajustes semanais
Dados da Pnad mostram que o estado é 5º com maior redução da taxa de desocupados