Ovos de colher: preço, aparência e sabores são atrativos para clientes
Os ovos artesanais podem ser personalizados de acordo com o gosto de cada cliente Economia | Por Victoria Costa 06/04/2023 20h45Quando o assunto é Páscoa, todo mundo pensa nos tradicionais ovos de chocolate. O feriado é considerado uma das épocas mais gostosas do ano, afinal, se tornou praticamente um sinônimo do consumo da iguaria.
Embora muita gente não saiba, os ovos de chocolate são uma tradição muito antiga, eles são derivados de uma tradição iniciada no século 12, na França. Quando Luís VII chegou da segunda Cruzada e foi recebido com festa e vários produtos das terras exploradas, entre eles, muitos ovos. A data coincidiu com o jejum da Quaresma.
Com o passar dos anos, a tradição foi se adaptando à modernidade, e durante muito tempo foi dominada pelas grandes marcas. No começo dos anos 2000, os ovos com brindes que ficavam pendurados nos supermercados ganharam força, mais para frente surgiram as versões recheadas, mas, ainda, de fabricação das mesmas empresas.
Foi apenas na década passada que os chamados ovos de colher começaram a ganhar o comércio. Como o próprio nome já diz, esse tipo de chocolate é feito para comer de colher, isso porque, dentro da casca de chocolate, o produto vem com recheios que variam de acordo com o gosto do cliente. Desde que começaram a ser comercializados, não demorou para que eles se tornassem os novos queridinhos da clientela, abrindo um novo mercado de produtos artesanais.
Ovos caseiros são uma das especialidades da confeiteira Letícia Mendonça, da Lets Confeitaria (@lets.confeitaria), com sede em Aracaju. Ela conta que os chocolates feitos pelas mãos das doceiras têm alguns diferenciais quando comparados aos vendidos nos supermercados. Uma das vantagens, além do sabor, é que quem compra pode personalizar a encomenda.
“Vai ser 100% o gosto do cliente, ele pode escolher os sabores, eu também dou a opção de escolher a casca. Então eu acho que é muito mais personalizado e muito mais saboroso, porque não é mais do mesmo, normalmente o ovo de páscoa do supermercado é o mesmo sabor da barra de chocolate. Só que muito mais caro por ser em formato de ovo. E além disso tem todo o recheio, toda a especiaria que o confeiteiro bota diretamente em cada ovo”, disse ao F5 News.
Coincidência ou não, a carreira de Letícia Mendonça na confeitaria começou justamente quando os ovos de colher estavam se popularizando no mercado. A confeiteira começou a se dedicar aos ovos através de pesquisa e estudo, até porque, naquela época, a preparação dos modelos artesanais ainda era um pouco desconhecida pelos profissionais.
“Eu comecei a comercializar os ovos de Páscoa em 2019, que também foi o ano em que eu comecei a fazer trufas na faculdade, e veio essa onda muito forte de ovos de colher, apesar de que aqui em Aracaju não vendia tanto. E o pessoal do meu trabalho e da faculdade perguntou se eu não ia fazer. Então, eu comecei a pesquisar um pouco mais e comecei a fazer”, contou ao portal.
O mercado cresceu nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, portanto quem trabalha com confeitaria teve que se adaptar e entregar diferenciais ao público.
“Cresceu muito a quantidade de pessoas que fazem ovos de colher caseiro artesanal. Eu acho que é sempre interessante trazer um diferencial. um sabor diferente, uma arrumação diferente, uma decoração diferente. Também é importante tentar levar sua marca pro cliente através do produto”, diz Letícia.
A confeiteira Cláudia Regina, do Naked Cake (@cenourelimao), também percebe que os ovos artesanais estão cada vez mais populares. Em busca da fidelidade dos clientes - e da conquista de novos compradores -, ela se mantém atualizada.
“A todo momento surgem técnicas, modelos e ferramentas novas no mundo da confeitaria, então, sempre estou fazendo cursos para me atualizar e atender as necessidades dos clientes. Um exemplo de inovação é o Ovo Red Velvet”, contou ao F5 News.
“O ovo de colher tem uma grande maravilha que é a experiência de saborear o recheio combinando com acompanhamentos, além da vantagem devido ao seu custo benefício. Nele o cliente leva cerca de 500gr (somando casca e recheio) a custo de um ovo que no supermercado teria em média 200gr”, calcula a confeiteira.
A Páscoa é uma das datas que mais traz visibilidade para as confeitarias, mesmo para quem já tem uma longa trajetória na produção de doces. “Me apaixonei pela gastronomia quando comecei a fazer cursos no Senac e logo depois iniciei a graduação em Gastronomia na Unit. Eu faço o cardápio especial de Páscoa trazendo todas as maravilhas que tem no Naked Cake, porém em forma de ovo", disse ainda Cláudia Regina ao F5 News.
"Vejo como uma boa oportunidade para novas pessoas provarem e conhecerem mais do meu trabalho”, completa.