Mensalidade escolar deve subir acima da inflação em 2024; confira
Inflação prevista para o ano de 2024 é de 4,53%, segundo Boletim Focus Economia | Por Metrópoles 29/11/2023 11h30O ano letivo de 2023 ainda não terminou, mas a preocupação dos pais com a escola para o ano que vem já começou. Levantamento do Grupo Rabbit, consultoria especializada em educação, aponta que as mensalidades escolares devem subir, em média, 9,2%, em 2024, o que representa mais que o dobro da inflação prevista para o ano, de 4,53%, conforme o Boletim Focus, do Banco Central.
O cálculo para estimar o reajuste tem como base uma consulta a 800 escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo o país. O estudo também leva em consideração a necessidade de investimentos, reajustes salariais dos professores e de outros funcionários, dívidas e outros custos.
De acordo com o diretor de conteúdo do Grupo Rabbit, Christian Rocha, atualmente, 70% das escolas e instituições de ensino têm um nível acentuado de endividamento. “Mesmo esse reajuste acima da inflação não será suficiente para pagar as dívidas que elas fizeram com os bancos para manter as operações durante a pandemia e o período de isolamento social, em que houve fechamento das instituições e aplicação de ensino remoto”, disse ao jornal O Globo.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do F5 News.