Jackson e Fecomércio discutem expansão do Sesc e Senac em Sergipe
Economia 26/05/2015 08h51O governador Jackson Barreto se reuniu na manhã da última segunda-feira (25), com o presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), Laércio Oliveira, com o vice-presidente, Hugo França e membros do Conselho e da diretoria da Federação para discutirem o plano de expansão do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, e os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Francisco Dantas, da Saúde, José Sobral, da Fazenda, Jeferson Passos e da Comunicação, Sales Neto, também participaram do encontro.
Foi solicitado, ao Governo do Estado, a doação de duas áreas para ampliação das atividades oferecidas a sociedade sergipana pelo sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A primeira, um terreno localizado na Avenida Maranhão, onde o Senac projeta instalar a sua segunda escola em Aracaju, voltada à inovação tecnológica e economia criativa. E a segunda, uma área no Centro da capital, onde atualmente funciona o Conselho estadual de Saúde e onde, ao lado, o Sesc irá construir as novas instalações do Sesc/Comércio, visando ampliar o fornecimento de refeições. Também foi apresentado ao governador o projeto do Sesc de Itabaiana.
O governador declarou que o Governo do Estado está aberto para auxiliar iniciativas parceiras como essas, que visam o bem comum dos sergipanos. “Fico extremamente feliz com essa iniciativa do sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em ampliar seu raio de atuação, não somente em Aracaju, mas também no interior, com obras como o projeto no Centro da capital, que vai proporcionar maior qualidade nos serviços oferecidos aos trabalhadores do Comércio. E também com a implantação de um novo centro profissionalizante, que oferecerá novos cursos, dentro de uma visão das tecnologias moderna, em um bairro da periferia de Aracaju, para o futuro da nossa juventude. Também há esta área de lazer no município de Itabaiana, que contemplará toda aquela região. A nossa alegria se desdobra ainda mais, pela a participação do Governo do Estado, não somente com o terreno a ser doado na Avenida Maranhão para a concretização dessa obra, mas também com o imóvel a ser doado no Centro, para essa obra tão importante para os comerciários, fruto da iniciativa da Fecomércio/Sesc/Senac”, informou.
Durante a reunião, ocorrida na sede da Federação, em Aracaju, e precedida por um café da manhã oferecido aos convidados, foi também apresentado ao governador as ações e o funcionamento do Sesc e Senac.
Para o presidente Laércio Oliveira, a visita do governador a Federação, demonstra a postura e o espírito democrático sempre priorizado por Jackson Barreto. “É muito importante a presença do Governo aqui, para entender como funciona o sistema Fecomércio/Sesc/Senac e para apresentarmos os nossos números, ações, projetos e também para tratarmos dos nossos investimentos, o que estamos planejando no estado. Temos consciência absoluta da importância do nosso sistema para qualquer estado da nossa federação, pois a presença do Sesc/Senac no país inteiro é muito marcante. Sempre fomos muito bem recebidos pelo poder público, que entende o nosso papel e a importância do nosso sistema para a sociedade como um todo. Nosso pleito, é da doação de uma área de 5 metros de frente no Centro da cidade [Aracaju] , em um investimento que será feito na construção do Sesc/Comércio para que o serviço tenha uma maior amplitude , e como foi visto o governador se sensibilizou com o assunto e vamos começar a tramitar a documentação necessária para a doação. E o da Avenida Maranhão, onde iremos fazer a segunda escola do Senac em Aracaju. Uma beleza de escola, com um projeto maravilhoso voltado para a área de moda, designe, artes, cinema, tecnologia, para fazermos dali um polo de desenvolvimento, para atender principalmente aquela região do nosso estado. Já temos disponibilizado um investimento de mais de R$ 2 milhões, para essa escola e tenho certeza da compreensão e do bom senso do Governo do Estado, um aliado nosso, para ajudar a gente na doação desse terreno para que consigamos fazer isso logo”, avaliou.
O Senac, em Sergipe, já possui quatro unidades fixas, em Itabaiana, Aracaju, Lagarto e Tobias Barreto e está construindo uma nova unidade em Nossa Senhora da Glória. Em Estância, também já possui um terreno para futuras instalações. Já o Senac Móvel leva serviços para todo o estado.
Em 2014, 30.121 alunos concluíram cursos do Senac no estado, sendo 24 mil ofertadas gratuitamente, através do programa federal Pronatec, ou pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). O Senac de Sergipe foi a única instituição ao ir por duas vezes ao pódio, em dois anos, do Pronatec Empreendedor.
Já o Sesc, que leva à população serviços de educação, cultura, lazer, alimentação e assistência, realizou, em 2014, 57.100 matrículas, entre novas e revalidadas, e atendeu 1.700 crianças da Educação Infantil e Fundamental.
“Estamos a disposição para ajudar. O poder público precisa e deve apoiar iniciativas de parceiros como o Sesc/Senac, que levam maior qualidade de vida ao nosso povo e capacita nossa juventude, para que sejam inseridos no processo produtivo e no mercado de trabalho. Mas antes de concretizarmos a doação deste terreno na Avenida Maranhão, sugiro que façamos juntos uma visita ao local. O Governo precisa realizar suas ações tendo conhecimento dos objetivos dos projetos propostos, não apenas assinando papeis, por isso faremos esta visita ao local. Mas sei que o Sesc/Senac tem uma missão muito bonita, que muito auxilia o poder público a levar melhores oportunidades ao povo sergipano”.
Na ocasião, foi, ainda, assinado o Convênio de Cooperação Técnica entre o Senac e a Assembleia Legislativa de Sergipe. “A Assembleia dará todo o apoio aos projetos encaminhados pelo Executivo para expansão do Sesc/Senac, instituições responsáveis por oferecer cursos e educação de qualidade aos sergipanos”, disse Luciano Bispo.
Fonte: Agência Sergipe
Medidas abrangem abono salarial, supersalários e previdência militar
Medida será bancada por maior taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil
Sergipe alcança o maior estoque de empregos da história, com 342.990 empregos ativos
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas