Inflação e juro alto reduzirão demanda por crédito, dizem especialistas
Economia 13/05/2013 15h19Em cenário de inflação e juros mais altos, a procura dos consumidores por crédito deve cair em 2013, na avaliação de especialistas consultados.
No comércio, o impacto já começou a ser sentido. O movimento de consumidores no comércio caiu 1,4% em abril na comparação com o do mês passado, segundo indicador da Serasa Experian, empresa de informações financeiras.
Outro indicador, da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SP), mostra que a disposição do paulistano para buscar financiamento caiu 9,8% em abril.
Em março o índice já havia registrado queda de 1,5%. Desde julho do ano passado, quando foi iniciada a medição da Fecomercio-SP, houve redução de quase 50%.
"As famílias estão aprendendo que pagar juros é um péssimo negócio", diz o educador financeiro Mauro Calil. "A inflação diminui o poder de compra, a capacidade salarial é a mesma", diz Calil.
"Quando o Banco Central eleva os juros, ele certamente não está preocupado com a inflação de curto prazo. É uma medida que começa a fazer efeito em cinco ou seis meses, pelo menos", diz Priscila Godoy, economista da consultoria Rosenberg & Associados.
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro
Pagamentos vão até o dia 6 de dezembro
Volume de recursos congelados subiu de R$ 13,3 bi para R$ 19,3 bi
Sindpese atribui alta às oscilações no mercado internacional e à política de reajustes semanais
Dados da Pnad mostram que o estado é 5º com maior redução da taxa de desocupados