Fábio Andrade explica proposta do Conselho Empresarial de Turismo em Sergipe
Ele preside o recém-instalado Cetur, cuja meta é fomentar cadeia produtiva do setor Economia | Por Monica Pinto 14/05/2023 18h30Foi instalado no último dia 4 o Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur), ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e contando com a participação de 25 entidades empresariais do setor no estado.
Na solenidade, foi empossado como presidente do Conselho o empresário Fábio Andrade, que tem experiência na esfera pública, como secretário municipal adjunto de Indústria, Comércio e Turismo, e na área privada, atuando comercialmente no ramo de cosmética, além de em serviços de beleza e atividades de turismo.
Nessa entrevista ao F5 News, ele fala sobre expectativas e planos à frente do Cetur. Confira.
F5 News – Quais as atribuições do Conselho Empresarial de Turismo?
Fábio Andrade - O Conselho promove o desenvolvimento das atividades turísticas, fomenta a cadeia produtiva do turismo e melhora o posicionamento do estado de Sergipe, tanto no turismo nacional, como no turismo interno.
O Conselho já existe em quase todos estados da federação, estavam faltando dois e Sergipe foi contemplado. Também tem como principal objetivo estimular a geração de emprego e renda dos trabalhadores da cadeia produtiva do turismo, que são 52 segmentos ligados ao setor.
F5 News – Já existem expectativas de atuações com resultados concretos, por parte do Conselho?
Fábio - A nossa expectativa é que a gente possa criar um calendário junto com todos os empresários que formam o segmento e que formam o Conselho e já buscar no mês de junho um projeto junto à CNC para fortalecer ainda mais os festejos juninos, Sergipe como sendo o país do forró.
Queremos dar as boas-vindas e fortalecer esse ambiente de negócios das empresas ainda mais, não só no ramo turístico, mas também no comércio em geral, ou seja, fortalecer os hoteis, restaurantes, ramo de calçados, vestuário e todos que se movimentam através deste período junino. Consequentemente gerando mais empregos, fazendo com que haja melhor formação, buscar a nossa qualificação. Então, é essa cadeia que queremos buscar também com o setor.
F5 News – Qual a sua avaliação do panorama turístico na atualidade em Sergipe?
Fábio - Estou muito otimista com o panorama atual, o atual governador [Fábio Mitidieri] está empenhado e fortalecendo o turismo com a criação de eventos. Sabemos o quanto isso movimenta toda a cadeia produtiva. Ele lançou 30 dias de forró na Orla, um calendário bem vasto mesmo, não só na Orla, como no Gonzagão; o Fórum de Forró e tantos outros eventos que vão acontecer nesse período.
Queremos fomentar tudo isso para que possa melhorar o ambiente de negócio das empresas. A nossa expectativa neste momento é muito boa, estamos vendo a divulgação nacional, a chegada de novos voos, então estamos acompanhando com bons olhos o momento da celebração do turismo em Sergipe.
F5 News – O Conselho já tem algum pressuposto do que é preciso para alavancar o setor?
Fábio - Sim. De qualquer forma, conversando com todos os empresários, a gente vai montar uma base, mas para isso vai ter a soma aqui do Instituto de Pesquisa da Fecomércio.
Vamos escutar todas as demandas e fomentar essas pesquisas, para que a gente possa receber novos empresários com os dados do nosso turismo, bem como fortalecer os empresários que já atuam no mercado.
F5 News – Por que o senhor veio a ocupar a presidência do Conselho recém-instalado?
Fábio – A convite do presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade. Já fizemos um trabalho no turismo, já fomos reconhecidos pelo Ministério do Turismo, ganhamos um prêmio da Fundação Getúlio Vargas, fui secretário adjunto da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e, por um período, secretário, na gestão do prefeito João Alves Filho. Também atuando há seis anos no segmento de serviços, isso foi credenciar a gente junto a todo empresariado, para que nosso nome fosse escolhido.
Agradecemos e vamos começar a mostrar o trabalho que a gente já desenvolveu na prefeitura de Aracaju, na criação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, a SEMICT, e que a gente vai fortalecer de forma empresarial aqui o setor.