Economista orienta aqueles que desejam se tornar empreendedores | F5 News - Sergipe Atualizado

Economista orienta aqueles que desejam se tornar empreendedores
Economia 10/01/2015 09h53


Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo

Há menos de um mês o ator e apresentador de tv João Jatobá resolveu expandir os seus negócios e abrir uma pousada no município de Pacatuba (foto), distante 116 km de Aracaju. Esse não é o seu primeiro empreendimento, mas possui um diferencial. “Eu cresci em ambientes como esse, pois por muito tempo minha mãe teve um estabelecimento parecido. Já trabalhei com outros setores, mas sempre tive vontade de ter meu próprio negócio nessa área”, conta João.

A escolha do local da sua empresa foi estratégica e para João, o segredo do sucesso está no Planejamento. “Em Pacatuba nós encontramos o único Pantanal do nordeste brasileiro e com a construção da rodovia SE 100 Norte, prevista pelo Estado com recursos do Proinveste, o potencial turístico da cidade será bastante elevado. Além disso, atualmente aqui nós já temos um dos points do surfe no estado. Aliado a esses fatores, se a pessoa tiver conhecimento da área e vocação, será bem sucedido, afinal, não adianta querer ser médico, se não gostar de ver sangue. Mas é claro que eu me preparei buscando capacitação através de graduações”, observa Jatobá.

Assim como João, quem também resolveu encarar o mundo dos negócios foi Eduardo Vasconcelos. Após 10 anos trabalhando como Engenheiro Elétrico ele ficou desempregado e decidiu apostar na ideia de sua esposa para abrir uma loja de produtos naturais em Aracaju. “Além disso, o meu filho também foi o meu inspirador pois ele tem intolerância a lactose e outras restrições alimentares, então, pensei em abrir a loja como alternativa para esse tipo de consumidor”, justifica.

Eduardo também acredita que conhecer a área de atuação é o melhor caminho para ser bem-sucedido e para isso ele contou com a ajuda do Sebrae. “Eu procurei informações e me tornei um Micro-empreendedor individual, o processo foi muito simples e sem complicações”, recorda.

Se tornar um empresário e alcançar a tão almejada independência é o sonho de muitos brasileiros, mas essa é uma tarefa que exige cautela e planejamento. Não basta apenar ter o dinheiro para abrir o negócio, é preciso tomar as decisões certas. F5 News entrevistou o economista Rodrigo Rocha (foto abaixo), da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) que deu algumas orientações e dicas importantes para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso, pois segundo ele “Qualquer um pode ser empreendedor, mas para isso é necessário sair do senso comum, enxergar oportunidades e ter coragem de investir, após fazer todas as análises de viabilidade econômica do negócio”. Confira a entrevista completa:

F5: Quais as orientações para quem deseja fazer investimentos, iniciar um negócio e se tornar um empreendedor?

RR: O mais importante para tomada de qualquer decisão é a informação. Antes de se tomar uma decisão que pode mudar radicalmente a vida de uma pessoa, é essencial levantar, sistematizar e analisar o máximo de informações sobre o segmento em que se pretende investir. Se possível, é interessante contratar um estudo de viabilidade econômica, que levanta todo o potencial do negócio, bem como todos os riscos envolvidos. Mesmo que já existam recursos próprios para o investimento, geralmente não é o melhor caminho utilizá-lo integralmente na implantação do negócio, pois a maioria dos projetos leva um certo tempo até conseguir gerar receita suficiente para cobrir todas as despesas iniciais do empreendimento. Diante disto, mesmo havendo recurso próprio, para a implantação do negócio, vale a pena analisar as taxas cobradas pelas fontes de financiamento disponíveis e deixar uma parte para capital de giro, pois é mais caro capitar este tipo de recurso junto aos agentes financeiros, se for necessário depois. Tudo isso explicado anteriormente exige um planejamento bem detalhado de todas as etapas de implantação e funcionamento do negócio, permitindo uma previsão mais precisa de todas as depesas e receitas envolvidas no negócio.

F5: Quais as áreas mais promissoras no país e no estado para os próximos anos?

RR: No país existem oportunidades promissoras em todas as áreas da economia, sendo, portanto, necessário analisar as atividades de interesse dentro do estado onde se pretende investir. Em Sergipe, estudo realizado recentemente pela FIES, identificou as principais oportunidades existentes, dentro das atividades econômicas mais promissoras do estado. As áreas que apresentaram mais atividades com potencial para novos investimentos são agronegócio, mínero-química, construção, têxtil e calçados, metal-mecânica e turismo. Os interessados, em conhecer mais detalhes sobre esse estudo, podem visitar o site do Núcleo de Informações Econômicas – NIE da FIES, no endereço nie.fies.org.br e acessar o livro “Sergipe: Guia de Oportunidades para Investidores”. Neste site também é possível acompanhar os principais indicadores da economia sergipana.

F5: Vale a pena trocar o emprego de carteira assinada para se tornar um empreendedor? Pode-se unir o trabalho de carteira assinada e ao mesmo tempo ser empreendedor individual?

RR: Uma decisão dessas deve ser muito bem planejada. Dependendo do tipo de negócio é possível tentar conciliar com o emprego, pelo menos até o empreendimento começar a gerar uma renda média superior ao que se ganha no emprego, dando maior segurança para se tomar a decisão de pedir demissão.

F5: Quais cuidados devem ser adotados para não acabar perdendo o dinheiro em um negócio sem rentabilidade?

RR: Não existe investimento sem riscos, mas é possível prever a maior parte deles e analisar se o retorno potencial do investimento compensa os riscos envolvidos. Diante disto, conforme explicado anteriormente, o planejamento é essencial para que os riscos sejam bem calculados, evitando surpresas desagradáveis.

F5: Como descobrir qual a melhor área de atuação?

RR: Um ponto importante (mas que não é garantia de que vai dar certo) e que maximiza muito as possibilidades de sucesso é atuar em uma área que se tenha experiência, ou em sociedade com alguém que a possua. Vale ressaltar que também se deve escolher uma atividade que seja prazerosa ao empreendedor, pois, caso contrário, o sonho do negócio próprio pode se tornar em um pesadelo, que terá que ser vivido diariamente.

F5: Se a pessoa tiver reserva de recursos, é melhor deixar o dinheiro na poupança, investir em cotas de empresas ou abrir o próprio negócio?

RR: Não existe a melhor resposta para esta questão. Isso vai variar de acordo com os objetivos de vida de cada um. Abrir um negócio parece ser a “liberdade” do emprego com carteira assinada, mas também traz muitas responsabilidades, exigindo uma grande dedicação. Poupança é indicada para quem precisa de liquidez, ou seja, precisa contar com o dinheiro a qualquer momento. Já o investimento em ações exige um conhecimento específico ou a contratação de um serviço especializado para a gestão dos investimentos, sendo necessário deixar o dinheiro aplicado por um tempo maior, para se ter um bom retorno. Após analisar todas estas ponderações cada um deve fazer sua escolha.

Fotos: Arquivos Pessoais

Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado