Corecon/SE e CDL Aracaju ajudam quem deseja organizar vida financeira | F5 News - Sergipe Atualizado

Corecon/SE e CDL Aracaju ajudam quem deseja organizar vida financeira
Atendimento é gratuito e acontece nas segundas, quartas e sextas
Economia 14/01/2015 17h19


Por Elisângela Valença

Todas as segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a população sergipana pode contar com a assessoria de economistas no Plantão Econômico, uma parceria entre o Conselho Regional de Economia em Sergipe (Corecon/SE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL Aracaju).

Toda e qualquer pessoa vai dispor de assessoria econômica, de forma gratuita, para organizar as finanças, desde a dona de casa para organizar as finanças pessoais à empresários que precisam de orientações nas contas da empresa. “Não precisa marcar hora, nem trazer documento. Basta vir à CDL Aracaju e será atendido por um de nossos economistas voluntários do projeto”, explic José Carlos Oliveira Sousa, presidente do Corecon/SE.

No Plantão Econômico, os economistas farão uma avaliação da situação financeira e darão dicas para se livrar e evitar dívidas, orientações sobre consumo consciente. Além disso, a pessoa ainda sai com uma planilha para poder organizar as contas e visualizar sua realidade econômica.

“A nossa ideia é fazer as pessoas se curarem da doença financeira, que é a pior das doenças. A doença física aproxima a família, mas a doença financeira afasta e destrói a família”, disse José Carlos. “Nos últimos anos deste projeto, já vimos todo tipo de tristeza por conta de dívidas. Pessoas chegavam contando que estavam pensando até em se matar por conta disso. Dívida não é brincadeira”, comentou. O projeto Plantão Econômico começou em 2009, como Tenda Econômica e aconteceu em diversos locais, como a Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, e shopping centers.

Segundo o presidente do Corecon/SE, atualmente, 80% das famílias brasileiras passa apenas oito dias do mês sem dever, o resto do mês passa no vermelho. Em outros países, a média é de 17 dias. O desequilíbrio nas finanças pessoais é responsável por 16% dos divórcios e, de 365 dias no ano, casais endividados passam 312 dias brigando.

“O brasileiro não sabe lidar com as finanças pessoais, ele são sabe organizar as contas, o orçamento e nem sabe poupar. Como não tem uma educação financeira, acaba copiando os pais. Se estes pais forem gastadores, já sabe o que acontece”, observou.

A saída é organização e consciência. “Você tem que planejar, arrumar as contas, saber quanto ganha, com o que gasta e como gasta. E tem que ter consciência de sua renda. Se você é classe C, não pode gastar como classe A. Consciência e planejamento são fundamentais. Com isso, você vai ter o que quiser”, disse.

A falta de cuidado com as contas atinge todas as classes sociais e faixas de renda. “Atendemos um médico que a renda familiar era de 30 mil reais, mas afundado em dívidas. Sentamos com ele, orientamos, foi difícil, mas hoje vivem uma vida feliz”, contou. “Também temos pessoas de classe C e D que, com nossas orientações, saíram das dívidas e viajam de férias todo ano. Tudo é planejamento e honestidade consigo mesmo. Não adianta planejar e na primeira ida ao shopping sair com o cartão estourado”, comentou.

O Plantão Econômico funciona na sede da CDL Aracaju, na rua Santa Luzia, 571, bairro São José. “Escolhemos este lugar porque é aqui que o pessoal vem fazer consulta ao SPC. A maioria destas pessoas estão com graves problemas financeiros e já começamos o atendimento logo”, disse.

Mais Notícias de Economia
© Joédson Alves/Agência Brasil
26/11/2024  14h03 Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
26/11/2024  13h53 Prefeitura de Aracaju pagará salário dos servidores na próxima sexta-feira (29)
Com o pagamento do salário de novembro, a gestão municipal injetará R$ 110 milhões na economia
Geraldo Bubniak/AEN
26/11/2024  12h09 Prévia da inflação oficial sobe para 0,62% em novembro
Alimentos e bebidas foram destaque, com alta de 1,34%
Ascom Energisa
26/11/2024  07h49 Energisa registrou 191 ocorrências de colisões em postes este ano
Aracaju lidera o ranking das ocorrências. Contudo, números registram queda de 12% em relação ao ano anterior
Arthuro Paganini
25/11/2024  16h38 Segunda parcela do 13º injetará quase R$ 300 milhões na economia sergipana
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado