BYD Brasil recebe empresa sergipana para tratativas de futura parceria
Inicialmente, parceria com o grupo sergipano seria no setor de energia fotovoltaica Economia 13/12/2023 11h11Com 28 anos de existência e presente em mais de 70 países, a BYD, gigante transnacional chinesa que atua na produção de energia limpa renovável para desenvolvimento sustentável do mundo, pode ter no portfólio de parceiros o grupo sergipano GA Ambiental.
As tratativas para uma parceria entre a BYD Brasil e a GA foram iniciadas neste mês de dezembro, com a visita de Gabriela Almeida, consultora ambiental e presidente da GA, à sede da BYD Brasil, em São Paulo. Na ocasião, ela foi recebida pelo gerente de Operações da empresa, Nelson Eduardo de Souza Junior, e pelo especialista em vendas nacional BYD, Márcio Melo.
“A visita da Gabriela nos traz uma visão de facilitação no setor ambiental, pois além de trazer inovação na maneira de tratar problemas enfrentados para a construção de Usinas Fotovoltaicas, também apresenta opções de solução para o tratamento de entraves ambientais, que muitas vezes se tornam atrasos no desenvolvimento de projetos”, explica Nelson Souza.
Segundo ele, inicialmente, a parceria com o grupo sergipano seria no setor Fotovoltaico (FV), pois este é o foco da empresa no momento, já que possui fabricação nacional de módulos FV. Inclusive, é dela o título de maior e mais moderna fabricante do produto no Brasil, com mais de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos na fábrica instalada em Campinas, interior de São Paulo. “Nosso foco é a ‘energia limpa’, por isso, nada impede que novos negócios no setor sejam explorados”, salienta o gestor.
BYD e Brasil
A Build Your Dreams (BYD), que em português significa 'Construa seus sonhos", está no país desde 2015, com a fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, na planta fabril instalada em Campinas/SP. Em 2017 iniciou a produção de módulos FV. Em 2022, a BYD Energy do Brasil inaugurou novas instalações e lançou a mais completa linha de módulos fotovoltaicos do mercado local.
A presidente do Grupo GA conta que ter sido recebida pelos gestores da BYD no Brasil, e que a possibilidade de ser firmada parceria entre eles, é a prova de que o trabalho que vem sendo realizado há mais de duas décadas, no âmbito ambiental, não somente está no caminho certo, mas tem sido percebido para além dos limites do menor estado da Federação.
Gabriela Almeida explica que as ações do Grupo GA aliam desenvolvimento socioeconômico para o país, com ações na seara da política ambiental integrativa, e comunicação ambiental assertiva. Dentre os resultados, vários casos de sucesso no âmbito do licenciamento ambiental de áreas sensíveis em diversos locais do país.
“Em Sergipe, respondemos pelo estudo e licenças da Usina Fotovoltaica no município de Canindé, em área de cerca de 3 mil ha, que empregará cerca de mil pessoas em cada fase da construção, tudo dentro das leis ambientais vigentes. Estamos felizes que toda nossa dedicação esteja sendo percebida por empresas importantes, como a BYD. Em São Paulo, começamos a alinhar uma profícua parceria, estreitamos os laços e debatemos estratégias ambientais eficientes”, afirma Gabriela Almeida.
Sobre a BYD
Com o slogan 'Build Your Dreams', a empresa foi fundada com o propósito de combater as mudanças climáticas e ajudar na redução da temperatura do planeta em 1°C. Fornecedora de soluções de energia renovável em todo o mundo, a criação de um ecossistema de energia com emissão zero, composto pelo tripé energia solar, armazenamento de energia e transporte eletrificado, a transformou em líder mundial nos segmentos de energia e transporte.
Listada nas bolsas de valores de Hong Kong e Shenzhen, possui mais de 600 mil colaboradores distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do mundo (três delas no Brasil), sendo a responsável por mais de 24 mil patentes desenvolvidas. No Brasil, atua com fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, construção de módulos fotovoltaicos e de baterias de fosfato de ferro-lítio.
Construindo sonhos no Nordeste
Em Sergipe, além das placas fotovoltaicas, a BYD também está presente através dos carros elétricos da companhia, que aportaram no mercado sergipano em outubro de 2023, e de acordo com Nelson Souza, tem agradado os consumidores por vários fatores, entre eles, o design jovem e inovador, e a entrega da ideia de energia limpa. “Saliento que nos últimos dois meses, a BYD bateu recorde de vendas diárias no Brasil, superando marcas com muitos anos de tradição no país”, enfatizou o gestor da transnacional.
E no segundo semestre de 2024 a empresa começará a escrita de mais um capítulo da história da BYD com o Brasil: o início das atividades do complexo fabril do município baiano de Camaçari, um investimento de R$ 3 bilhões e que gerará mais de cinco mil empregos.
O complexo será composto por uma fábrica de chassis para ônibus e caminhões elétricos; outra de produção de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada de 150 mil unidade/ano na primeira fase da operação; e a terceira, para processamento de lítio e ferro fosfato, para atender as demandas do mercado externo.
Fonte: Assessoria de Imprensa