Banese nega invasão ao sistema de aplicativos
Economia 01/04/2015 14h59Por Marcio Rocha
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) entrou em contato com a reportagem F5 News, para poder prestar esclarecimentos a respeito da suspeita de invasão ao sistema de acesso remoto dos clientes aos serviços do banco por plataformas móveis. Segundo o responsável pelo setor de Tecnologia e Informação, Aléssio Rezende, não houve nenhum tipo de invasão ao sistema de comunicação móvel do banco.
Aléssio afirmou para F5 News que a informação prestada por um funcionário do banco indicando a invasão, obtida na agência Barão de Maruim, na manhã desta quarta-feira, é improcedente e que em hipótese alguma houve nenhum tipo de ataque aos sistemas informatizados do Banese.
A respeito dos casos de bloqueio de senha confirmados pela reportagem, Rezende informou que o bloqueio das senhas dos clientes que ficaram impossibilitados de acessar o sistema do banco, em geral é realizado quando é detectada alguma tentativa de clonagem dos cartões. Com o impedimento, o acesso às contas dos usuários do Banese fica impedido e seus dados financeiros ficam protegidos.
“Vamos apurar a falha ocorrida, mas os casos de bloqueio de senha são medidas tomadas para evitar clonagem dos cartões dos correntistas. Há algum tempo que não acontecem fraudes sistema do Banese e todos os casos que levantem suspeitas são analisados. Até recomendamos o uso da plataforma móvel, pois ela é mais segura até mesmo que computadores”, destacou o representante do banco.
Os casos de clonagem de cartões são comuns e podem ser feitos até por descuido do cliente ao utilizar equipamentos externos, como maquinetas de pagamento, que não tem a segurança de transmissão de dados que envolve o banco, por ser um serviço prestado por terceiros. Rezende alerta para que as pessoas tenham cautela ao utilizar esse tipo de equipamento, pois a clonagem é uma ação que acontece fora dos sistemas do banco. Assim, a segurança da tecnologia do Banese é acionada para evitar fraudes.
Sobre os casos identificados pela reportagem, Aléssio Rezende informou que estará fazendo a verificação e prestará os esclarecimentos do ocorrido. Ele destacou que o banco realiza altos investimentos para poder garantir o sigilo dos dados e informações dos seus correntistas.
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