Autoridades sergipanas debatem potencial energético do estado em Brasília
Workshop "Sergipe: a Nova Fronteira Energética do Brasil” foi promovido pela Eneva Economia | Por Ana Luísa Andrade 19/04/2023 12h40Na noite dessa terça-feira (18), Brasília recebeu autoridades sergipanas para o workshop "Sergipe: a Nova Fronteira Energética do Brasil”, promovido pela companhia de energia Eneva, responsável pela Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, na Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju.
O evento teve como objetivo apresentar as potencialidades de Sergipe no setor energético aos principais players do mercado de gás do país. Na oportunidade, foram debatidas formas de crescimento e oportunidades de fomento ao desenvolvimento socioeconômico por meio deste insumo industrial e combustível.
Acompanhado de membros do seu secretariado, o governador Fábio Mitidieri esteve no workshop e usou as redes sociais para compartilhar suas boas expectativas em relação ao setor no estado. "Encerro este longo e produtivo dia em Brasília com uma agenda que tem nos enchido de esperança. Sergipe é a nova estrela do gás natural", disse em uma postagem.
Quem também marcou presença no evento foi o senador Laércio Oliveira (PP). Na oportunidade, ele defendeu a necessidade da exploração e venda do petróleo e gás de Sergipe para o restante do mundo, chamando atenção para o potencial de produção do estado no setor.
"Nós precisamos vender o nosso estado para o mundo inteiro, porque aquilo que é mais importante, aquilo que a indústria deseja nós temos, que é o gás. O gás de Sergipe é um gás de excelente qualidade. Quando a gente começar a explorar os 180 mil barris de petróleo por dia, petróleo de alta qualidade, aliado ao 18 milhões de m³ de gás por dia, Sergipe começa a viver a sua segunda redenção, e aí sim nós teremos o estado que sonhamos e que nós queremos", afirmou o senador.
Sergipe foi destaque no boletim de produção e consumo de gás natural de outubro de 2022, quando a produção de gás natural no estado passou de 0,006 MMm³/ dia para 0,014 MMm³/dia. O número representa uma variação positiva de 133,3% quando comparado ao mês de setembro de 2022.
O documento é divulgado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e usa dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME), pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pelo concessionário local.