Artesãs inauguram espaço para comercialização em Lagarto
Economia 01/06/2015 09h47Vestir um uniforme e deixar a residência para se dirigir ao local de trabalho é uma atividade corriqueira para muita gente. Porém, para um grupo de 20 mulheres que reside nos municípios de Lagarto, Riachão do Dantas e Simão Dias, região centro sul sergipana, esse simples ato significa a concretização de um antigo sonho e o resgate da autoestima de pessoas que até então se sentiam desprestigiadas na sociedade.
Elas fazem parte da Associação de Artesanato Casulo Criativo, uma entidade formada por mulheres que se dedicam á produção de peças em crochê, biscuit, bordado e patchwork. O trabalho dessas empreendedoras começou há sete anos, ainda como uma atividade de lazer.
Percebendo que poderiam obter renda com essa técnica, elas decidiram procurar o Escritório Regional do Sebrae em Lagarto em busca de apoio. No início o trabalho consistiu na oferta de capacitações para melhorar a qualidade dos produtos. A partir daí as peças começaram a ser expostas em diversos eventos, entre eles a Feira de Sergipe, conquistando a clientela.
Analisando os resultados alcançados e incentivadas pelos técnicos do Sebrae, elas resolveram criar uma associação para tentar organizar ainda mais a atividade que desenvolviam, até então, isoladamente. Em agosto do ano passado o sonho foi realizado, o que motivou as mulheres a continuar produzindo.
“ Entendemos de linha e tecido, mas não sabíamos como regularizar o nosso grupo. Procuramos o Sebrae, que colocou um consultor á disposição para nos ajudar. Nosso desejo foi atendido e hoje compartilhamos nossa arte, o nosso saber, com outras pessoas.”, explica a artesã Neide Andrade.
Espaço próprio
Apesar do sucesso da iniciativa, as mulheres ainda não estavam satisfeitas. Como a maior parte dos produtos confeccionados eram vendidos apenas em feiras e exposições, elas perceberam a necessidade de ter um local fixo para comercializar as peças. Surgiu aí a ideia de ter uma loja para apresentar o artesanato ao público.
Depois de muita procura e esforço para reformar e mobiliar o local, as artesãs comemoraram mais uma vitória. O espaço foi aberto no último dia 20 de maio, o que ajudará a trazer novas perspectivas para as mulheres da Casulo Criativo.
“A maioria dessas mulheres nunca trabalhou formalmente, pois sempre atuaram como donas de casa. Infelizmente a nossa sociedade não reconhece esse trabalho, o que contribui para que elas se sintam desvalorizadas. Agora o nosso maior prazer é colocar uma roupa e dizer que vamos trabalhar. Estamos realizadas nos campos pessoal e profissional e podemos ter orgulho do nosso trabalho”, destaca Neide Andrade.
A loja montada pelas artesãs está localizada na rua Major Misael Mendonça, 6, no centro da cidade de Lagarto. Um detalhe que chama a atenção é o caráter sustentável do espaço. Todo o mobiliário utilizado é resultado do reaproveitamento de móveis que haviam sido descartados na rua do município. Portas, janelas, caixotes de feira, carretéis de fio e pedaços de papel de parede foram transformados em objetos de decoração.
Para a coordenadora do Escritório Regional do Sebrae em Lagarto, Kátia Anjos, o trabalho desenvolvido pelas artesãs serve para demonstrar o potencial empreendedor da população sergipana. “ Isso é o empreendedorismo em sua essência. Fornecendo capacitações, promovendo ações de acesso a mercado e mostrando a importância da inovação constante, conseguimos potencializar o talento dessas mulheres, permitindo que elas conseguissem vislumbrar novas perspectivas”.
Fonte: Agência Sebrae
Foto: reprodução Instagran Casulo Criativo
Medidas abrangem abono salarial, supersalários e previdência militar
Medida será bancada por maior taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil
Sergipe alcança o maior estoque de empregos da história, com 342.990 empregos ativos
Remuneração extra é garantida a trabalhadores com carteira assinada
Companhia informou que as entregas de carnes foram retomadas