Aracaju recebe 2º edição da Feira Nacional de Empreendedorismo
Economia 17/05/2013 15h30Por Fernanda Araujo
Quem passava pela praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju (SE), na manhã desta sexta-feira (17), percebeu algo diferente. Jovens e adolescentes, alunos de administração do Centro Brasileiro de Cursos em Aracaju (Cebrac/SE), abordavam os pedestres e os chamavam, munidos de panfletos, até os estandes montados no meio da praça, para conhecerem de perto as suas empresas fictícias.
Dando uma aula de empreendedorismo ao ar livre, a ação faz parte da Feira Nacional de Empreendedorismo que está sendo realizado na capital sergipana e em todos os Cebracs do Brasil. Aproximadamente 1.400 alunos da rede de franquias do Cebrac devem participar da Feira, que acontece nos dias 17, 18 e 19, nas cidades onde a marca está presente.
A supervisora administrativa do Centro, Luci Góis, explica que esta é a primeira etapa regional, onde os alunos criaram e desenvolveram um projeto de empresas fictícias, com o objetivo de exercerem na prática o relacionamento interpessoal, a criatividade, o empreendedorismo e a sustentabilidade.
“A importância é justamente desenvolver o aluno, o adolescente como um todo em nível administrativos. O que precisa para uma empresa estar funcionando de maneira adequada, a questão da socialização e do trabalhar em equipe. Nós trabalhamos muito essa questão do aproveitamento dos materiais”.
Oito alunos receberam o desafio de criarem entre cinco opções de empresas: agência de turismo, loja para casamentos, lanchonete de sanduíches rápidos e saudáveis, loja de lâmpadas ecológicas, ou empresa de mini-hortas para apartamentos e ambientes pequenos. Uma das alunas, responsável pela ‘empresa’ Boa Horta acredita que esta ação educacional demonstra a capacidade, habilidade e criatividade de cada aluno. “É maravilhoso, a gente abrange as ideias, nos ensina a ser profissional e a ter responsabilidade na teoria e prática”, diz Fransuellen Santos Vital.
Em Aracaju o evento acontece hoje e só durante o período da manhã já passaram por lá mais de 500 pessoas. Após o final da apresentação, às 16h, através da votação popular, o trabalho vencedor estará representando a capital em Londrina (PR), na sede do Cebrac, onde os alunos participarão da etapa final no dia 9 de agosto. “Agora é esperar que eles aprendam realmente na prática o que é apresentação ao público. Tudo isso é necessário para o dia a dia deles”, afirma Luci.
Pagamentos escalonados serão realizados entre os dias 4 e 6 de dezembro
Pagamentos vão até o dia 6 de dezembro
Volume de recursos congelados subiu de R$ 13,3 bi para R$ 19,3 bi
Sindpese atribui alta às oscilações no mercado internacional e à política de reajustes semanais
Dados da Pnad mostram que o estado é 5º com maior redução da taxa de desocupados