Verão: Sindicato de Guias de Turismo diz que "perspectivas são ótimas"
Cidades nordestinas estão entre os destinos nacionais mais procurados na estação Economia | Por Victoria Costa 22/12/2022 20h00O verão começou oficialmente na quarta-feira (21) em todo o território brasileiro. A estação mais quente do ano movimenta o turismo no país e, nos meses em que o sol mais aparece e as temperaturas ficam lá em cima, os estados nordestinos sempre figuram entre os destinos mais procurados.
Em Sergipe não é diferente, esse é o primeiro verão sem restrições por conta da pandemia de covid-19, desde o começo de 2020, um momento muito esperado especialmente pelos profissionais do setor. Segundo a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Irma Karla, o otimismo para a estação é grande.
“As perspectivas são ótimas, passamos dois anos parados com tudo sem funcionar, já que o setor de turismo foi um dos primeiros que teve que fechar as portas, mas agora as pessoas estão querendo viajar, têm finais de semana aqui lotados de ônibus de excursões e os feriados prolongados deram uma 'bombada' no setor. Com certeza com o verão vai melhorar ainda mais”, afirmou em entrevista ao F5 News.
A guia de turismo registra que Aracaju é um destino que agrada muito os viajantes. “A cidade tem fama de ser receptiva, limpa e arborizada, a questão da segurança que eles elogiam também, isso tudo contribui”, diz Irma Karla.
“Aracaju acaba sendo o receptor maior do turismo e abre as portas para outros destinos em Sergipe, tudo é muito perto, dá para conhecer todo o estado em pouco tempo”, analisa.
Irma ainda revela que destinos devem se destacar neste verão: “Croa do Goré, Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis estão com tudo e isso aumenta nossa perspectiva para os próximos meses”.
Um levantamento divulgado pelo site de viagens Decolar revela que Aracaju figurou entre os 20 destinos nacionais mais procurados durante sua campanha de Black Friday, que começou em 25 de novembro e terminou em 27 do mesmo mês. A capital sergipana ficou em 14º lugar no ranking brasileiro.
Recuperação do setor
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o potencial de a alta temporada 2022/2023 no Brasil prosseguir em escala ascendente. O levantamento aponta que até outubro passado o Índice de Atividades Turísticas cresceu 34,5% em relação a igual período de 2021.
Verão em Sergipe
Segundo o coordenador de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Serhma, Overland Amaral, as características climáticas estão dentro da normalidade. "Existe possibilidade de passagem de sistemas de chuvas em razão dos vórtices ciclônicos de altos níveis ocasionados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), provocando chuvas e trovoadas, em algumas situações podendo variar de 20 a 40 milímetros", antecipa.
Ainda de acordo com o meteorologista Overland Amaral, as temperaturas se elevam a partir do ano que vem. "No mês de janeiro, do litoral aos territórios Agreste Central e Alto Sertão sergipano, as temperaturas máximas irão variar de 34ºC a 38°C, existindo a probabilidade de aumentarem ainda mais, sobretudo nos municípios do Alto Sertão", detalha.