VCA: Viação Cream Cracker
Passageiros sofrem com problemas no transporte público Cotidiano 13/03/2012 18h17Por Márcio Rocha
Os usuários do transporte público de Aracaju sofrem com vários problemas. Os transtornos dos cidadãos começam com a superlotação dos veículos nas linhas, por conta dos poucos carros disponibilizados e grandes intervalos entre um veículo e outro, seguindo pelo excesso de velocidade, e chegando ao ponto final de se machucar dentro dos veículos.
Os moradores do Inácio Barbosa reclamam de demora dos veículos ao passarem pelo local e a superlotação que é provocada devido à escassez de ônibus - uma das linhas a servir o bairro é composta apenas por microônibus, que ficam superlotados com apenas 30 passageiros.
“As empresas não dão o devido respeito ao povo e colocam microônibus para atender uma grande quantidade de passageiros. No ritmo que as coisas andam, trocarão por vans em breve”, reclamou o morador Wellington Santos.
Outros bairros passam pela mesma situação. Estudantes da Universidade Tiradentes sofrem com a superlotação dos veículos quando estão nos horários de entrada e saída.
“Pegar ônibus por aqui é horrível. Saímos às 22h15, mais de quinhentas pessoas se aglomeram nos pontos de ônibus e, quando sai um carro daqui, sai com gente praticamente pendurada na porta. É um desrespeito ao cidadão. Parece caminhão boiadeiro. Somos transportados como gado e em alta velocidade”, comentou o estudante Marcos Menezes.
A reportagem do F5 News flagrou ônibus circulando sem a mínima condição de segurança. Os veículos da empresa VCA têm o pior estado de conservação das empresas que circulam em Aracaju. No ônibus de prefixo 8020, foram encontrados bancos quebrados e corrosão em várias hastes de sustentação dos bancos em que os passageiros sentam. Uma delas estava quebrada (foto) e cortou a perna de uma passageira na tarde de hoje (13).
"O ônibus da VCA é igual a biscoito Cream Cracker. Você pega, ele quebra. Ou quebra na rua, ou quebra em você", reclamou o construtor civil Ranulfo Silva.
A reportagem do F5 News tentou entrar em contato com a empresa VCA e com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mas não obteve êxito.
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos
Daniele, Alvaci, Adriágina, Pablo, Ronaldo, Luiz Carlos e Panda estão presos
Pedido deve ser feito na página do Participante na internet até 23h59
Momento exato vai variar conforme o fuso horário