UFS sedia o XIII encontro de pesquisa empírica em direito
Evento contará com mais de 755 pesquisadores e 450 trabalhos, de 26 a 30 de agosto Cotidiano 27/08/2024 18h28A Universidade Federal de Sergipe, por meio do Programa de Pós-graduação em Direito (PRODIR), será a sede do XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED) entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, iniciativa da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). O prestigiado evento chega em sua décima terceira edição com mais de 755 pesquisadores envolvidos que submeteram cerca de 450 trabalhos.
O evento representa um importante fomento à pesquisa jurídica em Sergipe. Ao receber o XIII EPED, o estado se transforma em um centro de fomento para o desenvolvimento de estudos empíricos e pesquisas não apenas no campo do Direito, mas em todas as áreas que se interligam com essa esfera específica.
Somado a isso, as pesquisas empíricas em direito frequentemente têm implicações diretas nas políticas públicas e nas práticas das empresas, o que torna o evento importante ao trazer benefícios para o setor público e privado em Sergipe, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões e o aprimoramento das políticas locais.
Trazendo como premissas o incentivo a diálogo interdisciplinar e aberto a epistemologias diversas, para além de sessões de apresentação de trabalhos com três turnos de atividades, a programação do evento ocorrerá durante os cinco dias incluindo palestras, mesas-redondas que abordando temas emergentes que conectam a teoria à prática jurídica.
O evento conta com apoio de agências de fomento como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE).
Fonte: assessoria de imprensa