UFS inicia processo eleitoral para reitor e vice-reitor
Comissão define cronograma e consulta será referendada pelos conselhos superiores Cotidiano | Por F5 News 28/08/2024 14h49A Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início, em julho, ao processo eleitoral para a escolha do(a) Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da instituição. A primeira etapa do processo foi concluída com a eleição da comissão eleitoral, responsável por conduzir todas as atividades relacionadas à eleição. Ainda não foi definida a data para a votação, que ocorrerá em todos os campi da UFS.
A comissão eleitoral tem como função principal definir o calendário eleitoral e estabelecer as regras do processo. Após a definição do cronograma, as chapas interessadas poderão se inscrever, seguido pela consulta à comunidade acadêmica. Pela primeira vez, a escolha feita pela comunidade acadêmica será oficialmente referendada pelos Conselhos Superiores da UFS, que comporão a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC).
Esse processo foi normatizado pela resolução nº 44, de 2022, com participação ativa de representantes da comunidade acadêmica na definição das normas, formalizando a consulta pública.
Além do processo oficial, está em andamento uma pesquisa conduzida por entidades representativas. Embora essa pesquisa reflita o interesse em promover a participação da comunidade, é importante destacar que ela não substitui a consulta oficial da UFS. Portanto, é necessário esclarecer que não existem duas eleições para reitor e vice-reitor. As pesquisas paralelas não têm respaldo normativo e, consequentemente, não influenciam o resultado oficial da eleição.
A UFS reforça que a consulta pública institucional é o único meio legítimo para a eleição dos cargos de reitor e vice-reitor. Para mais informações e atualizações sobre o processo eleitoral, os interessados podem acessar a página especial sobre as eleições: eleicoes2024.ufs.br.