UFS 55 anos: conheça projetos voltados para a comunidade externa
Entre os serviços estão os atendimentos pelo HU, rádio universitária e ginástica Cotidiano | Por F5 News 15/05/2023 21h21A Universidade Federal de Sergipe (UFS) completa 55 anos de existência apresentando um trabalho que vai muito além das salas de aula e dos laboratórios. Em muitos de seus projetos e atividades, comunidade acadêmica e a comunidade externa andam de mãos dadas.
O F5 News preparou uma lista com alguns serviços ofertados pela UFS.
Atendimentos do Hospital Universitário
O Hospital Universitário (HU) cumpre um papel fundamental para a saúde pública em Sergipe, ao oferecer seus serviços à comunidade externa naquele espaço de ensino e formação de profissionais. Além dos variados atendimentos na área de Saúde, o HU também é pioneiro em alguns tratamentos, a exemplo da cirurgia que recupera o olfato de pacientes afetados pela covid-19.
Em outubro de 2022, o HU também seria o primeiro hospital público a realizar um transplante de rim em 10 anos.
Rádio UFS
A emissora 92.1 FM é voltada para a comunicação pública e leva à população conteúdos produzidos no ambiente universitário, por meio da difusão de produtos educativos, culturais, informativos e jornalísticos. As iniciativas da comunidade universitária são estimuladas, especialmente aquelas que beneficiam a sociedade em geral.
Mais Viver UFS
O Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe promove o projeto Mais Viver UFS. A ação é destinada para qualquer pessoa acima dos 60 anos.
Serviço Psicológico
O Serviço de Psicologia Aplicada (SAP) da universidade oferece atendimento gratuito não somente à comunidade acadêmica, como também à comunidade externa.
Projeto de Ginástica no Campus
O Departamento de Educação Física (DEF) promove a ação “Ginástica no Campus”, o projeto é voltado para qualquer pessoa com idade acima de 16 anos, membros da comunidade universitária (discentes, docentes, servidores e terceirizados) e membros das comunidades circunvizinhas à UFS.
A “Ginástica no Campus” existe há 33 anos e conta com a participação de discentes do curso de Educação Física bacharelado, que realizam as atividades com a comunidade sob orientação da coordenadora professora Martha Bragança.