UFS 55 anos: confira alguns destaques da aniversariante no Brasil e fora dele | F5 News - Sergipe Atualizado

A Federal de Sergipe
UFS 55 anos: confira alguns destaques da aniversariante no Brasil e fora dele
F5 News lembra ocasiões em que a UFS se destacou em pesquisa, inovação e prestígio
Cotidiano | Por F5 News 15/05/2023 13h56


Nesta segunda-feira (15), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) completa 55 anos de fundada. Hoje a instituição conta com 20.363 alunos matriculados em cursos de graduação presenciais, 5.448 no Sistema de Educação a Distância (EAD) e 1.087 em cursos de pós-graduação stricto sensu. Os estudantes estão espalhados pelos cinco campi da universidade, situados em: São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto. 

Para homenagear a principal instituição de ensino público superior em Sergipe, o F5 News reuniu momentos em que a UFS se destacou no cenário nacional e internacional no que tange à pesquisa e inovação, e pela expressiva contribuição de cientistas em seus quadros.

Pesquisadores da UFS encontram fóssil inédito de dinossauro em Sergipe

No dia 9 de novembro de 2022, pesquisadores da instituição fizeram o primeiro registro fóssil documentado de dinossauros em Sergipe, em formações geológicas. O fóssil tem apenas dois centímetros, com características dentárias na forma e na textura. Na ocasião, foi estimado pelos cientistas que tivesse aproximadamente 145 milhões de anos.

O fóssil foi encontrado em um afloramento de rochas na zona rural de Japoatã, município do leste sergipano, e identificado pelos pesquisadores do Laboratório de Paleontologia da UFS. 

UFS segue entre as melhores universidades do mundo, segundo ranking

De acordo com ranking de 2023 da Times Higher Education, divulgado em outubro de 2022, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) permanece entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. 

Além dela, outras sete universidades brasileiras aparecem na lista, sendo a UFS a única da região Nordeste. Esta foi a quarta vez consecutiva que a UFS figura na lista de melhores universidades do mundo, segundo a Times Higher Education.

UFS tem seis cientistas na lista dos mais influentes do mundo

Seis pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe apareceram classificados entre os mais influentes do mundo em um ranking publicado no dia 10 de outubro de 2022, pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Avaliando o impacto e a relevância dos pesquisadores e de seus trabalhos científicos, o ranking é referente a 2022 e trouxe dados atualizados para o ano de citações 2021.

Os pesquisadores de destaque no ranking se localizam entre os 2% de maior relevância para cada área do conhecimento humano

Os seis pesquisadores da UFS inseridos no ranking com suas respectivas áreas são:

Adriana Gibara Guimarães (Departamento de Farmácia) – Áreas predominantes: “Química Medicinal e Biomolecular” e “Farmácia e Farmacologia”;
Adriano Antunes de Souza Araújo (Departamento de Farmácia) – Áreas predominantes: “Química Medicinal e Biomolecular” e “Farmácia e Farmacologia”;
André Faro (Departamento de Psicologia) – Áreas predominantes: “Medicina Geral e Interna” e “Psicologia Social”;
Jullyana de Souza Siqueira Quintans (Departamento de Fisiologia) - Áreas predominantes: “Química Medicinal e Biomolecular” e “Farmácia e Farmacologia”;
Lucindo Quintans Júnior (Departamento de Fisiologia) - Áreas predominantes: “Química Medicinal e Biomolecular” e “Farmácia e Farmacologia”;
Paulo Ricardo Martins-Filho (Departamento de Educação em Saúde – Campus Lagarto) - Áreas predominantes: “Odontologia” e “Clínica Médica”.

Foi o terceiro ano consecutivo em que pesquisadores da UFS apareceram no top 2% dos mais influentes do mundo, conforme a lista de Stanford. Em 2020, primeiro ano de publicação e que pega os dados bibliométricos dos pesquisadores referentes a 2019, a UFS aparece com 3 nomes. Em 2021, com cinco.

Pesquisadores da UFS estão em rankings de influência internacional

Posições de destaque em dois relevantes rankings internacionais (AD Scientific Index 2023 e o Research.com) foram conquistados pelos pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em abril de 2023.

No primeiro ranking, 23 pesquisadores da instituição estão entre os 10 mil cientistas considerados mais influentes e produtivos da América Latina, os quais se destacaram pelo desempenho em termos de produção e pelo impacto de seus estudos nas suas respectivas áreas de pesquisa.

No segundo ranking, dois professores da UFS - Arie Fitzgerald Blank e Stephen F. Ferrari - garantiram um lugar no ranking dos melhores cientistas na área de Ciência de Plantas e Agronomia e Ecologia e Evolução do Brasil.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Cirurgia: o bom trabalho continua (divulgação)
27/11/2024  19h31 Hospital de Cirurgia tem intervenção judicial renovada por mais dois anos
Reprodução/SMTT
27/11/2024  18h07 Trecho da rotatória da avenida Adélia Franco será bloqueado nesta quarta-feira (27)
Arthuro Paganini
27/11/2024  18h04 Construtoras e imobiliárias participarão do I Feirão de Imóveis do Banese
Ascom
27/11/2024  17h58 OAB/SE renova parceria com a campanha Papai Noel dos Correios e adota 500 cartas
Sedurbi
27/11/2024  17h07 Defesa Civil Estadual abre credenciamento para Operação Carro-Pipa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado