Turismo é pauta no encontro de Senadores em Sergipe
Cotidiano 21/03/2012 10h13
A Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste (foto) realizou uma visita técnica em Sergipe esta semana, onde estiveram reunidos para discutirem ações para a região Nordeste. Outro assunto abordado durante o encontro, que aconteceu na Fazenda Boa Luz, no município de Laranjeiras (18km), foi em relação ao desenvolvimento do turismo e da cultura como fomentadores de emprego e renda para o Nordeste.
Segundo o anfitrião do evento e vice-presidente da subcomissão, senador Lauro Menezes, o turismo é um dos setores econômicos que mais gera empregos no mundo. “Só em 2011 o Brasil recebeu mais de 5 milhões de estrangeiros no país”, informou. Lauro Menezes também chamou a atenção para o seguimento do turismo rural. “No Nordeste exploramos muito o seguimento sol e praia, mas temos no interior riquíssimas belezas que precisam ser exploradas. Com o turismo rural, vamos promover a interiorização dos destinos e a diversificação da oferta turística”.
Já o governador de Sergipe, Marcelo Déda, demostrou preocupação com os rumos da realização de uma Copa do Mundo no Brasil. De acordo com o governador, o Brasil precisa usufruir ao máximo as benesses que este grandioso evento esportivo venha oferecer. “A Copa não pode ser um evento ‘lacrado’, onde apenas as cidades sedes sejam beneficiadas. Os roteiros da Copa tendem a levar o turista apenas para as sedes, mas é preciso que mobilizemos o Ministério do Turismo para que descentralizem a infraestrutura para que as cidades próximas as sedes também sejam beneficiadas”, disse.
Um dos pontos mais questionados entre os presentes foi o déficit da malha aérea no Brasil. Segundo os debatedores, ainda é muito difícil viajar de avião pelo país devido ao alto custo das passagens. Apesar disso, o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, comemorou o crescimento da malha aérea do estado no último ano. “Em uma parceria com a Infraero, conseguimos aumentar significativamente o número de voos partindo de Sergipe. Mas ainda existe hoje uma concorrência predatória entre as empresas aéreas. Quando as pequenas apostam no transporte aéreo regional, as grandes veem e ‘matam’ a linha. Não adianta falarmos de turismo se não mudarmos as nossas rotas aéreas regionais”, avaliou.
Prodetur
Outra questão levantada pelo secretário é a manutenção do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), pelo Ministério do Turismo (Mtur). “Muitos estados cresceram turisticamente devido às políticas adotadas pelo Prodetur. Sergipe deve muito de seu destaque ao programa. O Prodetur é um programa belíssimo de turismo do governo federal e o ministério nos informou que as obras federais não terão mais a contrapartida do Mtur. Isso é mudar uma política que há 5 anos vem dando certo. O Prodetur tem que ser fortalecido dentro do Mtur e os estados nordestinos estão unidos nesta luta”, disse Elber Batalha.
Os alunos da rede pública ficarão 30 dias numa imersão educacional e cultural
O menino passa por tratamento médico há aproximadamente dois anos
Testes ajudam a perceber como está a saúde do seu saúde do corpo quando os parâmetros são força, resistência, equilíbrio e flexibilidade
A dupla utilizava um dispositivo para reter os cartões das vítimas na agência
Estudo mostra que probabilidade é maior entre pessoas com menos de 40 anos