Trabalhadores dos Correios de Sergipe encerram greve e retornam ao trabalho
Acordo prevê reajuste salarial, melhorias no plano de saúde e retomada de concurso público Cotidiano | Por F5 News 22/08/2024 17h57 - Atualizado em 22/08/2024 18h15Os trabalhadores dos Correios de Sergipe decidiram encerrar a greve e voltaram ao trabalho na última quarta-feira (21). A decisão foi tomada em assembleia geral e anunciada nesta quinta-feira (22) pela Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE).
De acordo com a CUT/SE, o Acordo Coletivo de Trabalho proposto pela direção nacional dos Correios deve ser assinado ainda nesta semana. O acordo prevê um reajuste salarial linear de R$ 260, que será implementado a partir de janeiro de 2025, além de melhorias no Plano de Saúde e a retomada do Concurso Público para os cargos de carteiros e atendentes.
A greve teve início após divergências entre o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Sergipe (SINTECT/SE) e a empresa, especialmente em relação ao reajuste salarial. A empresa propôs o reajuste para janeiro de 2025, enquanto a data-base da categoria é em agosto. Além disso, o aumento estava focado nas funções motorizadas, excluindo outras categorias, como os Operadores de Equipamento de Segurança Postal (OESP).
Outro ponto de conflito foi o Plano de Saúde, onde anteriormente o sindicato considerava insuficiente a proposta da empresa de reduzir a coparticipação, questionando também o atraso na implementação das mudanças.